O ORIENTE (VICTOR SALAZAR)

 

Dentro da LOJA há três GRAUS que permitem a ascensão ao ORIENTE, elas significam: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Essas palavras simbolizam que o MAÇOM deve amar a LIBERDADE, porque a liberdade é a verdadeira aspiração humana.

Deve também lutar pela IGUALDADE dos homens, não reconhecendo mais diferenças entre eles do que virtude e talento.

E por último, deve SER FRATERNO especialmente com os irmãos MAÇONES.

No leste está o trono ou sitial do Venerável Mestre, diante dele está uma secretária coberta por um pano azul (Rito York), e sobre ele; um candelabro com uma LUZ significando que a luz da sabedoria de SALOMÃO ilumina e se espalha a todos os membros da LOJA, também se encontra uma pequena coluna da ordem JÔNICA, que representa a sabedoria' porque as espirais de seu capitel, com suas infinitas volutas, significa o infinito dela. '

Sobre a mesa do Venerável Mestre e nos momentos de repouso, encontra-se o MALLETE Insígnia de Governo e Símbolo de Autoridade, este distintivo, um dos mais antigos emblemas de autoridade deriva do DUPLO HACHA dos Egípcios.

Atrás do trono do Venerável Mestre, ele está.

À direita o SOL e à esquerda a LUA em quarto crescente, aqueles que juntamente com o V:. M. forma as três pequenas luzes da Maçonaria, as que governam respectivamente o Dia, a Noite e a LOGIA.

Junto à Lua, existem sete estrelas que simbolizam os sete planetas conhecidos em tempos passados, as sete virtudes teologais, os sete pilares da sabedoria e os sete irmãos que fazem uma LOJA PERFEITA.

No Rito York, o sol está à direita e a lua à esquerda, simbolizando o curso do nosso ritual que é do Oriente para o Ocidente.

Por esta razão, o Venerável Pasto imediato é colocado à esquerda do Venerável Mestre e nesse mesmo lado estão os sitiais de todos os Veneráveis Mestres, reguladores da Ordem.

À direita de Venerável Mestre encontra-se o sitial de Honra da LOJA e é ocupado pelo Vice-Grande Mestre, Inspector Geral ou cedido apenas a um Venerável Mestre visitador.

Deste mesmo lado estão os lugares que devem ocupar os veneráveis mestres e vigilantes que se encontram de visita na oficina.

Comentários