Com elementos esotéricos, as mãos simbolizam poder, perícia, vontade e sentidos.
Maçonicamente, é através das mãos que se produz o reconhecimento; as poses na Sociedade; a abertura do Livro Sagrado; o trabalho construtivo; a cadeia da União; a defesa através do manejo da espada; o comando ou direção; o estado dos fluidos para o saco de caridade; as mãos acariciam e ferem em uma poderosa dualidade.
O divino Mestre curava e expulsava demônios com um simples toque ou imposição de mãos; simboliza o estandarte.
No Egito, é um símbolo de felicidade.
Os cegos lêem braille com as mãos; a comunicação com os surdos-mudos é feita com as mãos, que emitem sinais convencionais.
Impressões digitais identificam as pessoas; O estudo das linhas da palma, a quiromancia, revela a personalidade de uma pessoa.
Duas mãos unidas simbolizam amizade e fraternidade.
Quem se cumprimenta dá as mãos.
Dar as mãos simboliza carinho, apoio e segurança.
Quando dois irmãos maçons se encontram, devem sempre dar as mãos; para isso, devem estar limpos, puros e sem manchas.
(Breviário Maçônico / Rizzardo da Caminho)
Simbologia secreta das mãos da maçonaria
ResponderExcluirA simbologia das mãos na maçonaria é um aspecto fascinante que reflete a profunda conexão entre a arte e a espiritualidade.
Os gestos e apertos de mão não são apenas uma forma de comunicação, mas também carregam significados esotéricos e ocultos.
Por exemplo, o gesto do Hamsa, que simboliza o olho que tudo vê, é um símbolo maçônico poderoso.
Além disso, a maçonaria utiliza sinais como o "DUE GUARD", que é um sinal gutural, peitoral, manual e pedestal, que são usados para reconhecimento e comunicação dentro da ordem maçônica.
Esses sinais são ensinados durante os rituais de transição entre os graus e são essenciais para a identificação e comunicação entre os membros da maçonaria.