INTEGRIDADE E MORAL

 


Integridade e moral são conceitos estreitamente relacionados que se referem à adesão a um conjunto de princípios e valores que orientam o comportamento humano.
Integridade significa ser honesto, transparente e coerente em suas ações e decisões, enquanto moral se refere aos princípios e normas que regem o comportamento ético.


A integridade é fundamental em todas as áreas da vida, pois permite construir confiança e credibilidade com os outros.
Quando alguém age com integridade, mostra que é confiável e que suas ações são guiadas por princípios sólidos.
Moral, por outro lado, refere-se aos princípios e valores que guiam o comportamento ético. A moral pode variar de acordo com a cultura, religião ou filosofia, mas, em geral, baseia-se em princípios como justiça, compaixão e respeito pelos outros.
Alguns aspectos fundamentais da integridade e moral são os seguintes:
HONESTIDADE
Signigica ser verdadeiro e transparente nas palavras e nas ações.
COERÊNCIA.
É agir de forma consistente com os princípios e valores pessoais e sociais.
RESPONSABILIDADE
Isso implica assumir a responsabilidade adquirida pelas ações realizadas e pelas decisões tomadas.
RESPEITO.
Isso significa tratar os outros com a dignidade e respeito que eles merecem pelo fato de serem humanos.
JUSTIÇA
Isso é agir de forma justa e equitativa nas suas interações com os outros, sem preconceitos ou tendências maliciosas.

A RELAÇÃO ENTRE MAÇONARIA,
INTEGRIDADE E MORAL.
A relação que vemos entre moral, integridade e maçonaria é altamente profunda e muito significativa.
Para isso, devemos saber que a maçonaria enfatiza a importância de viver uma vida virtuosa, ética e moral e de agir com integridade em todas as áreas da nossa vida, pelo que é de grande interesse observar os seguintes aspectos:

VIRTUDES MAÇÔNICAS
A maçonaria promove a prática de virtudes, como honestidade, justiça, compaixão e temperança.
É evidente que a parte humana de muitos os leva a priorizar aspectos económicos, sociais e demasiado mundanos, aflorando o domínio do EGO mal orientado.
No entanto, não é responsabilidade da maçonaria, pois ela nos fornece as ferramentas necessárias para o nosso aperfeiçoamento.
Que muitos humanos não usem ferramentas tão sublimes, é muito diferente.

INTEGRIDADE PESSOAL
Os maçons buscam cultivar a integridade pessoal, procurando ser honestos, transparentes e consistentes entre palavras e ações.

MORAL
A maçonaria destaca e exalta a importância de viver de acordo com princípios morais e éticos, e de agir com honesta justiça e equidade em nossos diferentes ambientes e em nossos diferentes núcleos sociais.

DESDOBRAMENTO PESSOAL
A maçonaria busca promover o crescimento e desenvolvimento pessoal de seus membros, ajudando-os a se tornarem pessoas e cidadãos melhores, educando-os e orientando-os com retidão, coragem, prudência e filantropia.

FRATERNIDADE
A Maçonaria sempre impulsionará a fraternidade e a solidariedade entre seus membros, buscando promover um senso de empatia, comunidade e apoio mútuo.

É lamentável que em pleno século XXI muitos dos chamados "iniciados", desperdiçam este impulso, este polimento da nossa pedra pessoal por priorizar elementos muito banais e temporais.
No final do dia, nem dinheiro, nem títulos, nem cobranças nos acompanharão no momento do nosso último suspiro.
O material não é nosso.
A única coisa que nos pertence é o conhecimento adquirido, as ações realizadas ao nosso próximo e o amor máximo que podemos proporcionar a nós mesmos e a qualquer ser da criação.

Comentários