O símbolo maçônico do “Piso Mosaico” é daqueles que muitas vezes são insuficientemente compreendidos ou mal interpretados; esse pavimento formado por quadrados alternadamente brancos e pretos, dispostos exatamente da mesma forma que as casas do tabuleiro de xadrez.
O Chão de uma loja maçônica nos lembra constantemente que devemos viver com integridade, buscando a iluminação apesar das vicitudes e desesperanças que a vida nos reserva, e trabalhar diariamente na construção do próprio templo interior, mesmo sabendo que sempre nos encontraremos com o bem e o mal em nosso caminho, no entanto somos instados a sermos capazes de caminhar sempre sob a luz da Esquadra e do Compasso.
O Chão de Mosaicos, com seus preto e branco, é representativo da dualidade da vida, da necessidade de equilíbrio e da busca constante pela verdade, também do conhecimento em contraste com a ignorância, o dogma e a superstição, basicamente é representativo da eterna luta de os pares opostos, entre a dualidade da luz e a escuridão, sobre os quais daremos os passos durante toda a nossa existência.
O mosaico branco, é representação da pureza e da luz, do bem, das virtudes humanas, do caminho reto e difícil, que nos leva à realização pessoal.
Por sua vez o negro simboliza a escuridão, a ignorância, a ambição e o erro, o que é, sem dúvida alguma, um caminho fácil que seduz de forma incrível, nos prende no vício e nas redes do ego, de onde podemos sair com a ajuda do Grande Arquiteto do Universo.
(Retirado da biblioteca do Colorado Ruiz, QDLGLC)
Comentários
Postar um comentário