O QUE NOS ESPERA AMANHÃ?

Assim como hoje você olha para seus pais, assim um dia seus filhos olharão para você.

A vida não castiga, ela simplesmente

devolve o que você planta nela.

E muitas vezes o que plantamos sem perceber é o que mais pesa quando volta.

Se hoje os teus pais são um fardo para ti, se a voz deles te incomoda, se os seus passos lentos te desesperarem, lembre-se que os olhos pequenos que te observam todos os dias estão aprendendo contigo como se trata aqueles que nos deram a vida.

Filhos não ouvem discursos, imitam gestos.

Não seguem conselhos, seguem exemplos.

Se os teus pais ficam sempre em último lugar na tua lista de prioridades, se o telefone que toca o atendes com desgano, se só os visitas quando "tens tempo", então não te surpreendas quando amanhã os teus filhos fizerem o mesmo contigo.

Porque o que você está mostrando hoje é o normal que eles repetirão amanhã.

Os pais, com seus silêncios, com suas rugas, com seu cansaço, nos lembram que um dia foram tudo para nós, que nos seguraram quando não podíamos andar, que nos ouviram quando ninguém mais compreendia nossas lágrimas.

E, no entanto, quantas vezes retribuímos indiferença, pressa, desculpas.
Hoje você é filho, amanhã você será pai. Hoje você tem a oportunidade de oferecer um abraço, amanhã você vai pedir com a alma.

E nesse instante, você entenderá com dor que o amor que você não deu a tempo não volta, que a paciência que você negou será a mesma que um dia lhe faltará, e que o exemplo que você deixou será a herança que seus filhos carregam.

Por isso, respeite, cuide e ame seus pais enquanto os tem.

Não porque eles exigem, mas porque esse é o maior legado que você pode deixar em seus filhos: ensiná-los que gratidão e amor não expiram com a idade.

Que os pais não são um atrapalho, são a raiz do que somos.
E quando sua velhice chegar, quando seus passos forem lentos e suas palavras se repetirem, então você saberá que o amor que você deu será o amor que você será devolvido.

Porque na vida, o que você planta nos seus pais... você colhe nos seus filhos.

Comentários