As atitudes maçónicas de hoje mantêm os valores tradicionais de honestidade, integridade, busca do conhecimento e fraternidade universal, dedicando-se à melhoria pessoal e social através do civismo e da moral.
Embora a Maçonaria seja aberta a homens de todas as classes sociais, crenças e convicções políticas (com exceção das que restringem a liberdade de consciência), a organização é frequentemente criticada por não ter um envolvimento direto e público em causas sociais ou por manter posturas tradicionais que a distinguem das mudanças sociais.
Atitudes individuais do Maçom hoje
- : Os maçons procuram aprimorar-se a nível pessoal e moral, desenvolvendo qualidades como a honestidade e a integridade.
- : Existe um forte sentimento de união entre os membros, que se apoiam mutuamente dentro e fora da ordem.
- : Os maçons dedicam-se à felicidade dos outros, ao culto da Pátria, à defesa da família e à prática do Bem.
- : O maçom deve ter um procedimento impecável, demonstrando respeito em todas as suas atitudes.
Desafios e adaptações da Maçonaria hoje
- : Alguns maçons analisam e propõem soluções para tornar a Maçonaria mais aberta e relevante, como a implementação de programas de incentivo para novos membros e uma maior abordagem de assuntos comunitários.
- : A Maçonaria tradicionalmente segrega homens e mulheres, com lojas distintas e sem mistura de membros em algumas jurisdições, um ponto de crítica nos tempos modernos.
- : Há um debate sobre o grau de envolvimento da Maçonaria em questões sociais e governamentais, com algumas propostas sugerindo um maior envolvimento na resolução de problemas comunitários.
- A Maçonaria na sociedade moderna
- : A Maçonaria é acessível a homens de todas as crenças religiosas e convicções políticas, desde que estas não restrinjam a liberdade de consciência.
- : A instituição visa o desenvolvimento do espírito humano, da razão e da virtude, através de ensinamentos que promovem a felicidade e a solidariedade.
Comentários
Postar um comentário