Por que erramos? A Arte de Pensar Claramente


Esquecer história pode ser perigoso 

por várias razões:

  • esquecimento pode impactar forma como entendemos lidamos com história.
  • As 3 lições de psicologia 

    • você tem muito menos controle sobre o mundo do que pensa;
    • não somos muito bons em determinar o valor porque usamos principalmente a disponibilidade e comparações ruins para isso.
    • a tomada de decisões reduz sua força de vontade, especialmente quando você tem muitas opções para escolher.

    Você estara pronto para aprender como desafiar seus padrões de pensamento internos para ter uma mente mais saudável vendo esta postagem. 

    Lição 1: Você acha que pode mudar coisas sobre as quais não tem controle.

    A ilusão de controle é um preconceito que descreve como acreditamos que nossa influência se estende a coisas impossíveis de manipular.

    Fazemos isso porque acreditar que temos o poder de mudar nossa situação nos traz esperança. Não se deixe abater, entretanto. Como a sua vida não é fixa, você pode melhorar muitos aspectos dela.

    Vamos examinar algumas das coisas inconseqüentes sobre as quais achamos que temos controle.

    Um estudo identificou quanta esperança a ilusão de controle pode fornecer. Os pesquisadores dividiram os participantes em duas cabines. Em cada cabine, o som aumentava até que os participantes pedissem aos pesquisadores para parar.

    A diferença era que um tinha um botão vermelho de “pânico” que os participantes podiam pressionar quando o ruído ficava muito alto. Mesmo que o botão não fizesse nada, as pessoas com um botão em sua cabine suportaram muito mais barulho do que as pessoas sem botão.

    Similares, “botões de placebo” são colocados em todo o mundo. Se você já apertou um botão na faixa de pedestres, provavelmente isso não fará nada além de mudar a sua percepção, tornando mais fácil esperar o que deseja.


    Os botões do elevador para abrir e fechar as portas são da mesma forma. Para combater a ilusão de controle, tenha cuidado com suas previsões. Em vez de se preocupar com o que você não pode controlar, concentre-se apenas no que você sabe que pode.

    Lição 2: Você usa a disponibilidade e a comparação para determinar o valor, em vez de olhar para os prós e contras reais.

    Levar seu amigo mais atraente para um clube com você é uma má ideia. Fazer isso, diminui a probabilidade de você marcar um encontro. Isso acontece porque a comparação com seu amigo mais atraente faz você parecer menos atraente do que realmente é.

    Independentemente do que pensemos, fazer julgamentos absolutos não é fácil para nós. Em vez disso, contamos com comparações para tomar decisões. Escolhemos a opção que parece melhor em vez de examinar os prós e contras reais. Isso é chamado de efeito de contraste.

    Lição 3: Muitas opções para escolher tornam difícil fazer escolhas.

    Em um experimento, os pesquisadores testaram uma hipótese vendendo 24 tipos diferentes de geleia em um supermercado. No dia seguinte, eles exibiram apenas seis tipos de geleia para os clientes experimentarem e comprarem com desconto.

    Nesse segundo dia, os responsáveis pelo estudo venderam dez vezes mais geleia do que no primeiro dia. Esse fenômeno que dificulta as decisões quando há muitas opções é conhecido como o paradoxo da escolha.

    Frequentemente, em vez de tentar fazer uma escolha entre muitas opções diferentes, optamos pela opção mais fácil. Assim, escolhemos não fazer nenhuma escolha. 

    Outra pesquisa confirma que tomar decisões em geral esgota nossa energia. Os pesquisadores chamam isso de fadiga da decisão. 

Comentários