Nada morre sem dar lugar a outra forma de vida.
Tudo o que é visível se dissolve para alimentar o invisível, e quando algo termina em algum lugar, começa em outro...
O que significa desaparecer?
Para alguns, é não ser visto nem lembrado.
Para outros, é deixar de existir por completo.
Mas há quem diga que é o esmaecimento gradual da visão humana antes da morte até a escuridão total, como um efeito cinematográfico que encerra uma cena.
Podemos utilizar a poesia existencialista, por exemplo, como espaço de resistência e reafirmação da efemeridade da vida, com reflexões sobre as agruras e percalços do nascer ao morrer.
Transitar entre a voz íntima e reflexiva até à construção metalinguística da arte como ferramenta para ressignificar as angústias, regada de reflexões sobre decadência, destruição, transitoriedade do tempo e a fragilidade da existência, questionando os limites da linguagem e a permanência da palavra como meio de preencher o interior.
Fade out (Autor: David Biriguy Edição: Opera Editorial)
"O tempo é curto para perceber o que há de mais valioso em nossa efêmera passagem de caráter misterioso, enterramos noites e dias com as esperas mais tardias a ansiedade pelo futuro, o presente atravessado, o passado preso no escuro constroem paredes escondidas nas masmorras de nossas vidas".
(Fade out, p. 60)
PS: David Biriguy reforça, por meio da sua escrita poética, filosófica e sensível, a ideia de que tudo caminha para o fim e um destino inexorável. Mas, ao mesmo tempo que a obra não nega a decadência humana, o autor mostra como essa realidade pode ser enfrentada – não para ser vencida, mas para ser expressada e transformada em esperança.
Fade Out aborda ainda desigualdade, isolamento e injustiças, traçando um olhar crítico sobre a sociedade contemporânea. “Neste livro abordei o tema da morte e da existência para refletir sobre nosso lugar no mundo”, conclui o autor
A vida se encolhe ou se expande em proporção à sua coragem...
ResponderExcluirTudo tem seu tempo. Se sentiu que precisa mudar algo na sua vida, ter consciência disto já é um primeiro passo, e talvez isto seja já o suficiente para hoje.
ResponderExcluirQuem sabe amanhã, depois de amanhã ou o início da próxima semana seja a hora do segundo passo necessário para concretizar essa mudança.
A vida é de dentro para fora. Quando você muda por dentro, a vida muda por fora.
ResponderExcluirCoisas boas acontecem para aqueles que esperam... Coisas ainda melhores acontecem para aqueles que se levantam e correm atrás daquilo que querem.
ResponderExcluir