A ÁRVORE DA VIDA COMO FONTE DE SABER

 

A árvore da vida não é apenas um diagrama, é um mapa cósmico, físico, psíquico e espiritual onde se encontram todos os sistemas de autoconhecimento.
Somos vibrações, então também somos notas musicais e, consequentemente, somos números e letras com os quais descrevemos esses sistemas.

Assim como o universo tem estrelas ou planetas, nosso corpo também tem órgãos, então os alquimistas veem o microcosmo do corpo físico como um reflexo do macrocosmo do universo.

Consideremos os 12 signos do Zodíaco:
tendemos erradamente a nos identificar com um único sinal, o da nossa data de nascimento, ignorando que ao longo da nossa vida e ao longo do ano somos influenciados pelas suas 12 vibrações.

Existem 22 letras hebraicas
divididas em 3 grupos:

1. As primeiras são as 3 letras mãe ( אמש) que representam o ar, a água e o fogo. Eles são a base de tudo e se integram, misturam e acasalam uns aos outros, dando origem à terra.

2. O segundo grupo são as 7 letras planetárias ( בגדכפרת), que representam as 7 cavidades ou aberturas vitais do corpo humano (boca, ânus, dois órgãos auditivos, duas narinas e a uretra). Mulheres tem uma oitava, vagina, concentração da vida.

3. O terceiro grupo são as 12 letras simples ( הוזחטילנסעצק), que correspondem aos sinais zodíacais que controlam e gerem nossos órgãos vitais.
Na medicina tradicional chinesa, também existem 12 meridianos, que constituem a rede de circulação energética do corpo:

Meridianos Yang:
Meridiano do Intestino Delgado, associado ao signo de Sagitário, que rege a assimilação e a expansão ( נ Nun). Mão direita, acção de expansiva. Flecha do saber
Meridiano do Triplo Aquecedor, associado ao sinal de Áries, que rege a energia vital e a ação ( ק Kuf). Garganta grita, afirma, cria. Voz como espada.
Meridiano do Intestino Grosso, associado ao signo de Leo, que rege a digestão e a eliminação ( ח Het). Fúria real ou simbólica do Rei
Meridiano da Bexiga, associado ao signo de Capricórnio, que rege a estrutura e a organização ( ס (Samekh). Mão esquerda, mão do dever, trabalho e estrutura.
Meridiano da Vesícula Biliar, associado ao signo de Touro, que rege a tomada de decisões e a estabilidade ( ה Heh). Filtre a teimosia emocional
Meridiano do estômago, associado ao signo de Virgem, que rege a digestão e a assimilação ( ט Tet). Obsessão pelo limpo. Digestão mental

Meridianos Yin:
Meridiano do Pulmão. Associado ao sinal de câncer, que rege o peito e a respiração ( ז Zayin). Emoções guardadas. Mãe interna.
Meridiano Mestre do Coração, associado ao signo de Peixes, que rege a sensibilidade e a intuição ( צ Tzadi). Pé esquerdo Flui para o místico, fuja da dor
Meridiano do Coração ou pericárdio, associado ao signo de Escorpião, que rege as emoções e a transformação ( ל Lamed). Aquele que transforma o sujo em ouro. O Sexo em Amor
Meridiano do Baço, associado ao signo de Libra, que rege o equilíbrio e a transformação ( י Yud). Equilibra ou rebenta. Decisão e dúvida.
Meridiano do Rim, associado ao signo de Aquário, que rege a profundidade e a sabedoria ( ע Ayin). Pé direito. Caminhe pelo raro, futuro rebelde.
Meridiano do fígado, associado ao sinal de Gêmeos, que rege a flexibilidade e a comunicação ( ו Vav). Curioso, mas disperso, filtra o excesso.

Esta correspondência não é rígida, mas pode variar de acordo com a constituição individual e as influências astrológicas.

O objetivo é criar harmonia
entre corpo, mente e espírito.

Samuel Magdalena Laverde.

Comentários