Muitos querem ser estrelas, mas vários usam para o mal ...
O medo que muitos sentem do Pentagrama, Pentalfa ou Estrela Flamigera, nasce de uma confusão sobre sua posição e significado.
Para muitos, representa algo escuro ou perigoso.
No entanto, o ensino gnóstico afirma que o seu significado depende inteiramente da sua orientação e do uso que lhe é concedido.
O Pentagrama Flamigero representa o ser humano como pode ser observado no Vitrúvio de Leonardo da Vinci.
Suas cinco pontas simbolizam a cabeça, braços e pernas abertas do Homem Universal.
É o símbolo do Microcosmo, reflexo do Macrocosmo.
Quando a ponta superior é direcionada para cima, representa:
O domínio do Espírito sobre a matéria.
A vitória da consciência sobre os instintos.
O equilíbrio dos elementos da natureza.
O triunfo do Cristo Interior.
Por esta razão, foi considerado durante séculos um símbolo de proteção e poder espiritual.
O verdadeiro iniciado busca que sua vida seja orientada para o alto, para os valores do Ser, da sabedoria e da consciência.
No entanto, quando o Pentagrama aparece invertido, o seu significado muda completamente.
Representa a inversão da ordem natural.
Matéria dominando o espírito.
Os instintos governando a razão.
As paixões se impondo sobre a consciência.
Matéria dominando o espírito.
Os instintos governando a razão.
As paixões se impondo sobre a consciência.
Por isso, muitas tradições associaram esta posição à queda espiritual e à perda do equilíbrio interior.
Ensinar profundo é simples:
Todos nós carregamos um pentagrama dentro de nós.Todo pensamento, emoção e ação determina se nossa energia aponta para o superior ou para o inferior.
A verdadeira luta não acontece lá fora.
Acontece dentro de cada ser humano.
O Pentagrama nos lembra que somos chamados a conquistar nossas fraquezas e permitir que a luz da consciência governe nossa existência.
Porque o maior poder não é dominar os outros.
Consiste em dominar-se a si mesmo.
Consiste em dominar-se a si mesmo.
Comentários
Postar um comentário