AS COLUNAS MAÇÔNICAS


Jeová estabelecerá (Jaquin) o seu trono para sempre, «na fortaleza (Boaz) de Jeová se alegrará o rei»

Na alegoria maçônica do Templo de Salomão encontramos os pilares Boaz e Jachin.
Estes dois pilares representam a parte fermina e masculina do ser, mas ainda assim estas colunas representam a dualidade em cada um dos seus aspectos chegando à unificação da parte feminina e masculina para consagrar o ser perfeito.

Cada uma destas colunas tem uma simbologia diferente uma da outra mostrando sua parte esotérica para a iniciação do neófito para dar a conhecer seu simbolismo duplo como escuridão e luz, masculino feminino, acima-abaixo e elementos opostos.

Estes itens são representados em cada uma das colunas mostrando cada uma delas para dois elementos.


A coluna Boaz tem um significado de Força, e em sua parte inferior está o elemento terra, que representa a matéria e é o primeiro caminho.
O elemento ar está localizado na coluna Jachin e seu significado é Estabelecimento. Este elemento está localizado na parte inferior da coluna e é o segundo caminho.
No topo Elemento água está localizado em Boaz este seria o terceiro caminho ou passo para o neófito.
O fogo é encontrado na coluna Jachin e seria o quarto caminho ou passo.
A coluna Boaz tem a lua leste representando a parte feminina desta dualidade, enquanto o sol está no leste na coluna Jachin mostrando o lado masculino.
A coluna Boaz indica o caminho que deve percorrer a alma desde o oriente até o oeste em sua descida até a matéria, lugar onde sua consciência divina será escurecida pelo véu do corpo físico.
A coluna Jachin indica o caminho que a alma deve percorrer de poente ao oriente no seu retorno de ascensão até o sol do oriente místico, e onde a alma alcançará gradualmente a iluminação.




Comentários