13 DE SETEMBRO ... OS MEUS 73 !


Ir.´. Rosas comigo, ACV


Muitos de nós estão no último quarto da vida e eu compartilho sem política, religião, cartões de corrida.

Apenas pensamentos gentis: Sabe, o tempo tem uma maneira de te apanhar desprevenido sobre a velocidade que ele viaja.




Parece que foi ontem que eu era jovem e estava pronto para começar a vida adulta.

E, de certa forma, parece que foi há eras atrás, e eu me pergunto para onde foram os anos.

Eu sei que vivi todos eles.
Lembro-me de todas as minhas esperanças e sonhos Lembro-me dos planos que fiz.

E de repente, aqui estou eu no último quarto.

Como cheguei aqui tão rápido?
Para onde foram os anos e para onde foi minha juventude?
Lembro-me de olhar para os idosos, pensando quanto tempo vou levar para chegar onde eles estão.

Que ainda estou na minha juventude, que ainda tenho muitos anos pela frente. Nesse momento eu nem conseguia pensar em estar onde estou agora.

No entanto, aqui estou eu.
Meus amigos estão aposentados, todo mundo tem cabelo branco, movem-se muito mais devagar que eles e quando olho para eles vejo pessoas idosas.
Alguns estão em melhores e outros em pior condição do que eu.
Mas eu vejo a grande diferença. Eles não são mais os jovens, despreocupados e cheios de vida.

Assim como eu, a idade nota-se.
E agora somos os idosos que costumávamos olhar e pensávamos que ainda estava muito longe.

Eu acho que hoje em dia, tomar um banho cobra seu preço na minha respiração e níveis de energia.

E uma soneca da tarde não é apenas um presente, tornou-se uma necessidade.

E se eu não fizer, eu me encontro dormindo na mesma cadeira em que comecei a ler ou a ver televisão.

Agora entrei nesta nova temporada da minha vida, totalmente despreparado para o desconforto, dores e dores, perda de energia e força e capacidade de fazer o que pude, mas às vezes não fiz.

Pelo menos eu sei que, embora eu esteja num dos últimos trimestre, e não faço ideia de quanto tempo este trimestre vai durar, quando o meu tempo na terra acabar, eu também tenho uma nova aventura.

Sim, tenho coisas que gostaria de nunca ter feito. No entanto, estou muito grato pelos que fiz.

É tudo em uma vida.
E se você ainda não está no último trimestre, quero lembrar-lhe que está chegando mais rápido do que você poderia prever.

Faça as coisas que você ainda quer fazer o quanto antes.
Não procrastines.
A vida corre com pernas rápidas.

Faça o que puder hoje.
Não há promessa de que todos veremos as estações da vida. Viva o hoje. Por enquanto.

Diga as palavras para aqueles que você ama. Muitas vezes...

Espero que alguns apreciem as coisas que fiz por eles.

E se não fizerem, também está tudo bem.

A vida é realmente um presente.

Apenas seja feliz. Afinal de contas, a escolha é sua.

E lembre-se que a saúde é um tesouro, não riqueza, ouro e prata, propriedade ou seu saldo bancário.
Você pode achar que sair é o melhor, mas acredite - voltar para casa é melhor.

Você pode esquecer os nomes e tudo bem, porque alguns já esqueceram que te conheciam.

As coisas que você gostava antes, você pode perder o interesse.

Se você dormir na sua cadeira favorita, fique aí.

Envelhecer é maravilhoso.

É confortável.
Está carregado de memórias das quais você nunca se cansa.
É um tesouro absoluto.
Cuida-te...

MINHA ALMA ESTÁ COM PRESSA!
Contei meus 73 anos e percebi que agora tenho menos tempo para viver do que já vivi.
Me sinto como aquela criança que ganhou um pacote de doces: no início, devorou cada um com entusiasmo, mas ao notar que o pacote estava esvaziando, começou a saboreá-los com mais cuidado, mais consciência.
Não tenho mais tempo para desperdiçar com reuniões intermináveis que nada produzem, onde o que importa é o status e a burocracia.
Não posso mais me permitir ficar ao lado de pessoas que, apesar dos anos vividos, se recusam a amadurecer.
Meu tempo é precioso demais para discussões vazias. Quero o essencial, quero a substância. Minha alma tem pressa – e não há muitos doces sobrando no pacote.
Quero caminhar ao lado de pessoas verdadeiras, profundamente humanas.
Pessoas que sabem rir de si mesmas, que não se deixam inflar pelo sucesso e que assumem suas responsabilidades sem fugir delas.
Quero estar com aqueles que defendem a dignidade, que buscam a verdade e que valorizam a honestidade.
É o essencial que faz a vida valer a pena.
Quero estar rodeado de pessoas que tocam o coração, que aprenderam com as quedas da vida a crescer com delicadeza e sensibilidade.
Sim, estou com pressa.
Pressa de viver com a intensidade que só a maturidade pode proporcionar.
Não pretendo desperdiçar um só dos doces que restam.
Tenho certeza de que os poucos que ainda me aguardam serão os mais saborosos que já provei.
Meu objetivo é chegar ao final pleno, em paz com aqueles que amo e com minha própria consciência.
Nós temos duas vidas, e a segunda começa quando percebemos que só temos uma.
Estou vivendo a minha segunda vida.

E só tenho tempo para ser FELIZ!
(ACV, por Stella Maris)




Velho ...
Cheguei ao fim do caminho, as mãos cheias de nada

com ANTONIO CARLOS FERREIRA e LUIZ CARLOS FABRINE, da REDEVIDA DE TELEVISÃO

Os pés carregados de espinhos...
A pele por demais enrugada....
As forças fugiram de mim, ao meu encontro as saudades...

Neste mundo de cão, invento pedaços de chão ...
Invento novas (e minhas)verdades...

Olho para dentro de mim, vejo-me triste...
Sinto-me tão perto do fim ...
Sinto-me tão perto do fundo...

Meu olhar procura um outro olhar,
E todos passam sem me ver!

Já não tenho com quem falar... os dias passam tão devagar

Eu já morri antes de morrer

Sou velho, estou velho,
mas meu coração ainda bate no meu peito

A vida passou de fugida, eu já entorno a comida
Mas ocupo meu lugar por direito.

Sou velho, estou velho.
Não sou pedra, não sou muro
Sou apenas o futuro
Sou apenas, vosso espelho.

(ACV, por José Caros SC)

Morre lentamente
Quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem não encontra graça em si mesmo
Morre lentamente
Quem destrói seu amor próprio,
Quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente
Quem se transforma em escravo do hábito
Repetindo todos os dias os mesmos trajeto,
Quem não muda de marca,
Não se arrisca a vestir uma nova cor ou
Não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente
Quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções, Justamente as que resgatam o brilho dos
Olhos e os corações aos tropeços.
Morre lentamente
Quem não vira a mesa quando está infeliz
Com o seu trabalho, ou amor,
Quem não arrisca o certo pelo incerto
Para ir atrás de um sonho,
Quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, Fugir dos conselhos sensatos...
Viva hoje!
Arrisque hoje!
Faça hoje!
Não se deixe morrer lentamente!

NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ.

(ACV, por Martha Medeiros)

Comentários

  1. Lindos textos em forma de poema, que fazem a gente pensar como gente grande. Gostei muito da frase que diz, que a saúde é nosso maior tesouro, mas que não é riqueza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário