OJOS...

 



O Olho de Ra, um poderoso símbolo do antigo Egipto, com um profundo significado

O Olho de Ra: Quando falamos de mitos e símbolos antigos, temos que ser muito cuidadosos sobre como devemos ler a informação, já que alguns dos antigos símbolos religiosos são utilizados mais de uma vez, mas têm finalidades diferentes.

Isto é verdade para o olho de Hórus e o olho de Rá, eles são basicamente o mesmo símbolo, mas eles têm propósitos diferentes por trás deles. 

O olho de Hórus era visto mais como um espírito protetor, enquanto Ra tinha atributos diferentes a ele.

Origem do olho de Ra

O olho é representado em Amuletos capazes de repelir toda a energia negativa e restaurar a harmonia. 

É por isso que os faraós os usaram para se defenderem de qualquer elemento ou inimigo que tentasse desestabilizar o seu governo.

Deve-se ter cuidado quando se invoca a sua energia porque ela pode ficar fora de controle e se tornar muito violenta. 

Os amuletos foram pintados com uma cor vermelha escura e também trabalham para proteger contra entidades ou feitiços malignos e atrair boa saúde.algumas mitologias sobre o olho de Ra foi dito que o deus do sol egípcio Ra navegou em seu barco através do céu durante o dia e o transportou de volta para o submundo à noite.há um mito de que o Rá humano era velho e muito fraco e porque era vulnerável, o seu povo começou a ignorar as suas leis e instruções. 

Ele enviou a sua filha, o olho de leão de Rá, para punir o seu povo. 

O olho ficou zangado e destruiu a humanidade.

Os deuses temiam que o olho matasse todos os humanos. O Ra usou cerveja vermelha para embebedar os olhos e desmaiar. ]

Então, o olho estava calmo novamente e voltou para Ra, outro mito diz que ele tem olho de Ra para obter informações, às vezes esse propósito é usado junto com o anterior e ele administra a sua justiça com a informação recolhida por seu olho. um propósito mais benigno para o olho pode ser visto quando Ra age como um pai amoroso e envia seu olho para procurar por seus dois filhos perdidos.

Outra representação do olho de Rá é o símbolo de uma cobra enrolada em torno de um disco solar. 

Embora haja um problema com este símbolo e que é que ele também é usado para representar outra deusa. 

Ela também tem uma relação com o olho como seu símbolo.o olho é representado em Amuletos capazes de repelir toda a energia negativa e restaurar a harmonia. 

É por isso que os faraós os usaram para se defenderem de qualquer elemento ou inimigo que tentasse desestabilizar o seu governo, deve-se ter cuidado quando se invoca a sua energia porque ela pode ficar fora de controle e se tornar muito violenta. 

Os amuletos foram pintados com uma cor vermelha escura e também trabalham para proteger contra entidades ou feitiços malignos e atrair boa saúde.

Como surgiu o olho de ar?

O olho de Rá surgiu também é devido a um mito. Quando os filhos de Ra se perderam, ele enviou o seu olho para procurá-los. 

Durante a ausência do olho original de Ra, outro cresceu. Quando o primeiro olho voltou com sucesso com as crianças, ele ficou ciumento e muito chateado.

Para resolver seu problema, Ra simplesmente aplacou o primeiro olho transformando-o em uraeus e colocando-o sobre os outros olhos em sua testa. 

Uma representação final do olho de Ra é vista na forma de um gato.

Este gato Bastet foi frequentemente usado para proteger Ra de uma cobra chamada Apep. 

Esta representação também pode ser confusa uma vez que o gato está ligado a pelo menos 7 outros deuses egípcios.

Símbolo do olho de Ra

Muitas pessoas acreditam que os egípcios simbolizam o olho de Ra com a mesma imagem que usou para simbolizar o olho de Hórus.

Alguns estudiosos pensam que o disco solar rodeado por duas cobras era o símbolo egípcio para o olho de Rá. 

Os egípcios viam várias deusas como personificações deste símbolo, incluindo Bastet, Hathor, Mut e Wadjet.

O olho de Rá representava o sol para os egípcios. 

Foi muitas vezes associado com o poder destrutivo do sol, mas os egípcios também o usaram para proteger edifícios e eles mesmos. 

O olho de Rá era um símbolo da autoridade real e foi pintado em Amuletos. 

Tinha um poder protetor para os faraós egípcios, talvez como uma espécie de arma antiga .

A diferença entre o olho de Hórus e Ra

O olho de Ra é muitas vezes confundido com o olho de Hórus . 

No entanto, os dois são bastante distintos. 

O olho de Rá representa o olho direito, e o olho de Hórus o olho esquerdo. 

Ra é o deus do sol, o seu poder está muito próximo dos deuses onipotentes das religiões monoteístas. 

Neste sentido, seu poder de visão é, portanto, ilimitado, seu olho é chamado “o olho que vê tudo”.

Não é o caso de Hórus, cujos poderes são limitados e cuja proteção está principalmente ligada à integridade física.

A diferença é que o olho de ar é desenhado como um olho direito, enquanto o olho de Hórus é desenhado como o olho esquerdo de Hórus. 

O olho de Hórus é um forte símbolo protetor, usado durante milhares de anos pelos egípcios. 

Ela está associada com a visão (especialmente o poder da visão entre a vida após a morte e o mundo dos vivos), a proteção da integridade física e da saúde. Usado como um amuleto à volta do pescoço, protege o utilizador.

Deve-se notar que o olho do símbolo de Hórus corresponde à localização do Terceiro Olho, representado pelo sexto chakra. 

O sexto chakra representa o assento da intuição e clarividência (incluindo a capacidade de “ver” coisas geralmente escondidas) ,

Um talismã de mil anos usado desde a antiguidade, o olho de Hórus tem sido capaz de atravessar os séculos vindouros e proteger-nos. 

Use-o como uma jóia para beneficiar da sua protecção de saúde. 

Exposto numa casa, protegerá a sua integridade. 

Não se esqueça que o olho de Hórus é simbolizado por um olho esquerdo. 

O olho direito é o olho de Rá é um poderoso símbolo de proteção.



Comentários

  1. A função de Ra “é mais primária, e seus domínios são mais largo que Hórus
    O domínio de Ra não é apenas o céu, mas a terra e o submundo, e Ra é considerado o criador de toda a vida na terra, além das estações.

    ResponderExcluir
  2. Horus, embora muito antigo, torna-se filho de Ísis e Osíris, não menos importante, mas de domínio mais limitado
    Diz-se que Horus está associado com o céu, a guerra e a caça, tudo isso se reflete em seu rosto feroz de falcão. Onde Ra também é um deus do submundo, Osíris assume essa função em relação a Hórus.

    ResponderExcluir
  3. Horakthy (Hr-Axt (y / j) = Horus o Senhor / habitante do horizonte, ou simplesmente Horus do horizonte) é o nome que Horus recebe em Heliópolis. Daí sua semi popularidade. Dito isso, Hórus é longo e vívido no Egito e você encontra MUITO mais fusão do que Re-horakthy. juiz: Hr-wr (Horus-Nosso = Horus o Velho), Hr-sa-ast (Horus-sa-aset: Horus filho de isis, ou Horus o Jovem); Hr-Jwn-Mwtf (Horus-Ioun-Moutef = Horus pilar de sua mãe), etc, etc … Ele provavelmente tem mais de 20 nomes adicionais, e eu / nós provavelmente ignoramos muitos deles …

    ResponderExcluir
  4. O comentário acima já declarou que misturar Divindades e atributos não era incomum (estátuas biônicas astralísticas, rituais de apelo e invocação e magia antiga) e dependendo da região e do templo ( Noma ) e do período de idade com o qual nos preocupamos, seria interessante reconstituir e comparar os atributos de Ra – comumente identificado com Disco solar – e Horus – o Deus Cósmico com Cabeça de Falcão da Enéade , filho de Ísis identificado como um com Sothis: Sirius – em diferentes dinastias. Podemos explorar muitos significados ocultistas, mas vamos manter a narração seguida neste texto acadêmico, para mantê-lo sucinto.

    ResponderExcluir
  5. Embora o olho esquerdo de a divindade cósmica suprema é o olho lunar de Hórus, e seu olho direito o olho solar de Ré, existem numerosas associações dos dois olhos. Nos textos do caixão, Hathor afirma que ela “é o olho de Hórus”. Os dois olhos são ambos protetores de seu senhor cósmico e, nessa capacidade, eles se combinam em uma classe de amuletos que assumem a forma do olho Udjat, com a figura de uma deusa de um lado. Uma compreensão desses amuletos esclarece várias passagens obscuras do texto que se referem a o olho apotropaico; os amuletos também parecem estar relacionados com a ascensão helíaca de Sothis (Sirius Star) e a celebração da chegada do ano novo

    Darnell, JC (1997). A Deusa Apotropaica no Olho Deusa no Olho. Studien Zur Altägyptischen Kultur, 24, 35-48.

    ResponderExcluir
  6. O possível relação entre Ra e Horus é representado aqui, não inflando ou esvaziando quaisquer analogias em metafísica ou escolas de mistério:

    Embora o olho esquerdo da divindade cósmica suprema seja o olho lunar de Hórus, e seu olho direito o olho solar de Re, existem inúmeras associações dos dois olhos. Nos textos do caixão, Hathor chega a afirmar que ela “é aquele olho de Horus”.Os dois olhos são os protetores de seu senhor cósmico e, nessa capacidade, eles se combinam em uma classe de amuletos que assumem a forma do olho Udjat, com a figura de uma deusa de um lado. A compreensão desses amuletos esclarece várias passagens obscuras do texto que se referem ao olho apotropaico; os amuletos também parecem estar relacionados com a ascensão helíaca de Sothis e a celebração da chegada do ano novo.

    A importância religiosa dos olhos da divindade cósmica suprema para os antigos egípcios é bem conhecida, e certas convoluções e intercâmbios entre os dois olhos e várias interpretações cosmológicas são bem atestadas e reconhecidas, embora talvez menos compreendidas.

    Para os antigos egípcios, o sol e a lua podiam representar os olhos direito e esquerdo respectivamente do divindade suprema. O olho esquerdo lunar pode aparecer como o olho de Hórus, o olho direito solar como o olho de Re. Tanto o olho solar quanto o olho de Hórus podem ser o olho vingador que atira flechas de fogo nos inimigos da divindade solar; o olho solar também é uma deusa, a filha errante do sol e o útero da mãe solar de onde nasce o Sol da manhã. qual nasce o sol da manhã. Na natureza da deusa furiosa e furiosa do olho solar, o olho de Hórus e a filha errante se fundem.

    Existem muitas associações e intercâmbios entre o olho de Hórus e a deusa do olho do sol em textos e representações egípcias, algumas mais explícitas do que outras. Uma deusa associada ao poder ígneo do sol pode proteger o olho de Hórus “

    ResponderExcluir
  7. Na Grécia todas as estátuas e figuras de deuses, de acordo com a tradição egípcia, não eram apenas representações de deuses, mas também magia viva tokens, talismãs astralísticos e estátuas consagradas às Divindades deveriam capturar seus atributos como na magia simpática. Através da representação de uma determinada Divindade, ou retratando suas máscaras, alguém alcançou uma estátua biônica. Ou uma estátua viva de uma divindade que em cerimônias interagia com o sacerdócio. Não no sentido " físico " real como no mármore em movimento, mas em uma certa comunhão em que o sacerdote ou sacerdotisa entrava com a Divindade determinada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário