Qual é o erro de Descartes? Para Antonio Damásio, um dos mais prestigiados investigadores em neurofisiologia, o de separar o corpo da mente, com a sua tese de que pensar é igual a ser, quando se trata justamente do contrário: no princípio foi o ser, depois o pensar; somos, depois pensamos.
Acreditar que as operações mais refinadas da mente estão separadas da estrutura e do funcionamento do organismo biológico é um erro, porque o cérebro e o resto do corpo constituem um organismo indissociável constituído por circuitos reguladores bioquímicos e neurais que se relacionam com o ambiente como um conjunto, e a atividade mental surge dessa interação.
Esta visão inovadora do homem desenvolve-se em um livro que é, simultaneamente, rigoroso e acessível.
Partindo de casos reais e bem documentados, o autor nos leva a compreender como se formam as imagens que percebemos, como nossos conhecimentos são depositados, como a memória opera, como os mecanismos reguladores da nossa vida funcionam, o que são as emoções e sentimentos e, em última análise, nos fornece o conhecimento essenciais sobre o funcionamento do cérebro.
Comentários
Postar um comentário