Aqueles que são conhecidos como profanos certamente notaram que os maçons assinam com três pontos muito peculiares.
Por trás do seu nome ou pseudônimo encontramos três pontos dispostos em um triângulo, com um ponto para cima.
Estes três pontos têm um significado incrivelmente profundo no mundo maçônico.
Eles representam o símbolo ternário mais simples e, ao mesmo tempo, o mais perfeito que existe: neste pequeno detalhe, está simbolizado cada ser, cada sistema ou força representada pelo número 3.
Três é a divisão da divindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Há três virtudes teologais: fé, esperança e caridade.
Há três elementos que compõem o ser humano: Espírito, corpo e alma e assim por diante.
O ponto superior, que aponta para cima, representa os Estados Superiores do Ser e a unidade, os dois inferiores, respectivamente, representam o plano da dualidade, bem como os seres humanos que o habitam.
Há também três grandes luzes e três luzes menores que reunidas entre si, representam a elevação da consciência do homem, nos referimos ao volume da lei sagrada, do esquadrão e do compasso, além dos três sírios que podemos observar cercando o Ára ou Altar dos Sacrifícios, onde sacrificamos nossos vícios para a Glória do Deus do nosso coração.
O ternário também é objeto de profundas meditações por parte dos iniciados, pois podem ser vistos como infância, juventude e velhice, simbolizando a transição da vida "profana" para a iniciação, através de um processo de aquisição de experiência e conhecimento, no qual aperfeiçoa a atitude, o pensamento e a palavra do iniciado.
Estes três pontos também nos lembram da fragilidade humana, pois durante o tormento de Jesus foi negado até três vezes, avisando-nos que devemos sempre nos esforçar para fortalecer nosso caráter e seguir o caminho reto da verdade e da virtude, pois esse número representa o Aprendiz em sua primeira série, isso faz dele um lembrete constante de que seremos sempre eternos aprendizes.
Portanto, estes três pontos contêm um código ético e moral completo para o ser humano que desce dentro de si mesmo, para finalmente encontrar a Pedra que terá que esculpir e, finalmente, um dia polir para merecer ser colocada no Muro Oriental do Templo Simbólico do Rei Salomão, feito para a maior Glória de G:. A:. D:. U:...
Comentários
Postar um comentário