O rito maçônico e as lojas que aceitam gays, lésbicas e ateus: de onde vem e quais são seus princípios?
Por trás da Maçonaria esconde-se um mundo cativante desconhecido para muitos. Seu mistério e hermetismo geram maior intriga entre os leitores mais curiosos.
Após as revelações do Maçom de Grau 9 do Rito Nacional Mexicano, R.N.M., Marcelino Núñez Mondragón, detalhadas na nota "Os segredos do Rito Nacional Mexicano contados na primeira pessoa por um maçom", nesta ocasião, o Grão-Mestre ou Grande Luminar Maçônico põe fim ao sigilo e à desinformação que cercam a Maçonaria em relação à diversidade sexual, que é parte integrante das mudanças sociais e culturais atuais.Mas a tarefa inclusiva não termina aí, de acordo com o líder da Respeitável Loja Simbólica Quetzalcoatl nº 2 do estado de Veracruz, O R.N.M. aspira à completa liberdade de pensamento, é uma aspiração que os maçons estão cunhando dia a dia. Mas não é um processo simples e eles devem trabalhar com ele todos os dias.
Em uma resposta clara e simples, sim, o Rito Nacional Mexicano aceita em suas lojas, todas as pessoas que cumpram seus valores mais sagrados, independentemente de sua orientação sexual, gênero, estado civil ou crença religiosa.
Existe dentro da R.N.M. lógicas para mulheres ou lojas mistas?
Continuando com a diversidade e o tratamento igualitário de todas as pessoas, o papel e a integração das mulheres nas lojas não poderiam ser deixados de lado, levando em consideração que esses grupos em sua criação e história eram exclusivos dos homens hegemônicos.
Nas Américas, o Rito Nacional Mexicano, R.N.M. foi um dos pioneiros na inclusão das mulheres. Este rito foi estabelecido em 1826 e em suas reuniões anuais, conhecidas como congressos, a decisão histórica foi tomada em 1833 para incluir totalmente as mulheres.
Isso significava conceder-lhes os mesmos direitos e obrigações que os homens. Desde então, todas as lojas do Rito Nacional Mexicano foram misturadas, estabelecendo um precedente significativo na história da Maçonaria na América.
"Isso não significa que em todos eles existam dois gêneros, mas, o que está claro, é que a entrada do outro gênero não é proibida", aponta o Grão-Mestre.
Os filhos dos maçons também são maçons?
Uma vez que a Maçonaria é iniciática; ou seja, deve passar por um processo, cerimônia ou rito de iniciação para se integrar, não é tecnicamente considerada uma religião, portanto, a adesão à Maçonaria ou seus graus não é herdada.
Marcelino Núñez Mondragón explica que dentro das lojas da R.N.M. existem grupos de jovens e crianças, mas não são propriamente maçons, mas são grupos que a Maçonaria universal inclui.
No R.N.M. existem vários grupos, explica o Grande Luminar Maçônico. Um de 6 a 14 anos e outro de 14 a 18, que não são maçons, mas sim grupos que pertencem à organização maçônica, mas ainda não possuem a qualidade de maçons.
A qualidade dos maçons é adquirida a partir da maioridade, no México, essa idade é atingida aos 18 anos. Então, quem quiser se tornar um maçom, deve ter mais de 18 anos.
"O grupo de 6 a 14 anos, cujo nome é universal, chama-se 'Luvetones' e são filhos que são filhos de um maçom ou são adotados por um irmão maçom ou são filho de uma esposa de um maçom", explica o maçom e enfatiza, "sendo ainda Luvetones, eles não participam de nenhuma cerimônia, eles só vão às atividades que lhes são destinadas".
Existe uma pousada para adolescentes e jovens?
Como no mais novo, só se é maçom por decisão e depois de passar pelo rito de iniciação. Diante dessa grande incógnita, o Grão-Mestre em Granado 9° do Rito Nacional Mexicano esclarece:
O grupo de 14 a 18 anos deve participar uma vez por semana dos eventos organizados pelas lojas de seus pais ou familiares e dentro da loja são chamados de AJEM, ou seja, fazem parte da "Associação de Jovens e Esperança do México".
"Eles devem estar sob a supervisão de um irmão membro de uma loja que, por sua vez, é responsável por esse grupo", diz o Grande Luminar.
"Este grupo de jovens tem maior responsabilidade do que a das crianças, embora não atinjam a qualidade de maçons, mas são pevius e quando atingem os 18 anos de idade, decidem se querem ou não ingressar", diz Marcelino Núñez Mondragón.
Os valores que qualquer pessoa que aspira a ser maçom deve ter
Independentemente de sua ideologia de gênero, orientação sexual e/ou crença religiosa, qualquer pessoa que, sendo maior de 18 anos de idade, queira ser maçom e tenha sido convidada por um líder maçom para ser iniciada na Maçonaria, deve cumprir esses valores básicos de qualquer ser humano.
- Tolerante
- Respeitoso
- Pessoa de honra
- Reto
- Honesto

Os valores dos maçons no México têm um diferencial mais desde o Rito Nacional Mexicano, R.N.M. é muito mais pragmático; isso significa que é menos especulativo e mais prático, mostrando assim sua capacidade de se adaptar às mudanças socioculturais e ser pioneiro e porta-estandarte dos Direitos Humanos.
Comentários
Postar um comentário