A atividade maçônica no Brasil vinha se acentuando desde o entardecer do século XVIII. Foi muito silenciosa até 1815, quando se fundou a famosa Loja Comércio e Artes.
Em 1821, montava-se o Poder Maçônico brasileiro no Rio e em 1822 fundava-se, afinal, o Grande Oriente do Brasil.
E, segundo Gonçalves Lêdo e José Bonifácio, é de crer que a primeira loja maçônica regular no Brasil foi a Reunião, estabelecida em 1801.
"Os raios da Grande Luz, que desde as mais remotas épocas iluminará a Ásia e o Egito, e fulgura hoje na Europa, não podiam deixar de penetrar um dia na Terra de Santa Cruz"...
...diz textualmente o Manifesto do Grande Oriente do Brasil, escrito em 1831 por Gonçalves Lêdo e assinado por José Bonifácio, publicado em 1832, historiando a ação da maçonaria no nosso país.
A Maçonaria é uma "religião"
paralela ao Cristianismo.
Exibe todos os elementos da religião e, como tal, torna-se uma rival da religião do Evangelho. Inclui templos e altares, orações, um código moral, adoração, vestimentas, dias de festa, a promessa de recompensa ou punição na vida após a morte, uma hierarquia e ritos de iniciação e sepultamento.
Historicamente, um dos objetivos primários da Maçonaria tem sido a destruição da Igreja Católica e das Monarquias subordinadas a ela, e propagou as ideias do Iluminismo francês e britânico, que chegaram ao Brasil a partir do Século XVIII, especialmente entre as elites de Pernambuco e de Minas Gerais.
O desenvolvimento da Maçonaria no Reino Lusitano data do governo do poderoso Sebastião José de Carvalho, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.
Possuímos apenas notícias vagas acerca da existência de maçons avulsos e esparsos em Olinda, Salvador, Rio de Janeiro, Campos e Niterói em fins do século XVIII e logo no início do século passado.
Na opinião de alguns historiadores, principalmente maçons, já a Inconfidência Mineira teria tido inspiração maçônica, como a tiveram, depois, a Inconfidência Carioca de Silva Alvarenga e a Inconfidência Baiana ou a Conspiração dos Alfaiates.
Logo no início do século passado encontramos na Capitania pernambucana numerosas sociedades secretas.
Fonte: brazil_imperial
Comentários
Postar um comentário