A CADEIA TERRESTE ou PLANETÁRIA

"A Terra é septenária. A Terra é uma entidade e não uma simples massa de matéria bruta. E sendo, portanto, uma entidade de natureza septenária, devem existir outros seis balões que rolam com ela no espaço. Este grupo de sete balões foi chamado de "Cadeia Terrestre", a "Cadeia Planetária".

Na obra "Budismo Esotérico" isso está claramente expresso, mas nesse livro dá-se uma interpretação bastante materialista, levando o leitor a pensar que a doutrina fala de sete balões diferentes, todos separados embora ligados uns aos outros.

Um é forçado a concluir que o autor quis dizer que o globo Terra é tão diferente dos outros seis quanto Vênus é de Marte.
Esta não é a doutrina.
A Terra é um dos sete balões em relação à consciência do homem somente, porque quando o homem funciona em um dos sete, ele percebe como um balão diferente sem conseguir ver os outros seis. Isto está em perfeita correspondência com o próprio homem, que possui outros seis constituintes, dos quais somente o corpo físico é visível porque está agora funcionando na Terra, ou seja, o quarto globo, e o seu corpo compreende e representa a Terra.

Os sete "balões" constituem uma única massa ou um grande balão e todos eles se inter-penetram uns com os outros; e nós temos que dizer "balão", porque a forma final é globular ou esférica.

Se alguém confia cegamente na interpretação dada por Mr. Sinnett, então pode-se supor que os balões não se interpenetram entre si, mas sim ligados por correntes ou linhas de força magnética.

Além disso, se for prestada muita atenção aos diagramas usados na "Doutrina Secreta" para ilustrar o sistema, sem prestar a devida atenção às explicações e precauções dadas por H. P. Blavatsky, você pode cometer o mesmo erro.

Mas tanto ela como seus instrutores Adeptos disseram que os sete balões da nossa cadeia estão em "conadunação" uns com os outros, mas não em consubstancialidade.

Isto é também reiterado por precauções de não confiar nas estatísticas ou nos diagramas de superfície plana, mas antes contemplar o aspecto metafísico e espiritual da doutrina tal como foi expresso em inglês.

Assim, da mesma fonte de onde vem o livro do senhor deputado Sinnett, nós temos a afirmação de que estes balões estão unidos numa só massa, mesmo que diferam uns dos outros em substância, e que essa diferença de substância se deve a uma mudança do centro de consciência.

A cadeia terrestre de sete balões, como explicado, é a reencarnação direta de uma cadeia anterior de sete balões, e essa família anterior de sete balões foi a cadeia lunar, sendo a própria Lua o representante visível do quarto balão da antiga cadeia.

Quando essa vasta entidade anterior composta pela Lua e por mais seis balões, todos unidos em uma massa, atingiram o limite final da sua vida, esta corrente lunar morreu o mesmo que todos os seres morrem.

Cada um dos sete balões jogou suas energias no espaço, transmitindo ao pó cósmico - matéria - uma vida ou vibração similar, e a força coesa do conjunto total manteve as sete energias ligadas. Isso resultou no desenvolvimento da atual cadeia terrestre, composta por sete centros de energia ou evolução, consolidados em uma só massa.

Como a Lua foi o quarto globo - físico - da série antiga, está no mesmo plano de percepção que a Terra, e como nós estamos agora confinados à nossa consciência principalmente à Terra não podemos ver senão apenas um dos sete balões anteriores, ou seja nossa lua ou quarto balão da corrente lunar.

Quando nós funcionamos em qualquer um dos nossos sete balões, veremos no nosso céu o correspondente cadáver do balão, que será sempre uma Lua, mas não estaremos assistindo mais a Lua atual. "

William Quan Judge, Oceano da Teosofia. (A.H.)

Comentários