AUTORIDADE

 

Autoridade é um princípio muito respeitado na Maçonaria, dentro das fileiras da sua organização.
A palavra de um grande mestre, de um Venerável Mestre, é respeitada por um princípio de obediência hierárquica; aqueles que entram na Ordem Maçônica prestam sérios juramentos de obediência à autoridade hierárquica.
Dentro de uma Sociedade, os oficiais superiores, ou seja, Vigilantes, Palestrante e Secretário, têm autoridade nas suas decisões.
A liberdade cultivada com grande rigor não dispensa o princípio da autoridade, pois só assim haverá ordem e respeito.
Além disso, é uma disciplina construtiva que treina o maçom, no mundo profano, a respeitar a autoridade constituída e a demonstrar afeto pelos mais estudiosos, os idosos, os padrões; em resumo, todos aqueles que gravitam na sociedade.
Diz-se que a maçonaria também é uma escola onde a aprendizagem é vasta e abrange um universo.
Respeito pela autoridade é um bom hábito.
Respeite se quiser ser respeitado.
É a lição diária.

Breviario Masónico / Rizzardo da Camino, - 6.ª ed. – São Paulo. Madrás, 2014.

Comentários


  1. A autoridade maçônica é exercida por cargos específicos dentro da Maçonaria, como o Venerável Mestre, que é a autoridade máxima, responsável por liderar e supervisionar as atividades da loja.

    O Grão-Mestre é o cargo mais elevado, simbolizando a continuidade da tradição iniciática e representando a liderança suprema da Ordem.

    Além disso, os Vigilantes e outros oficiais desempenham papéis essenciais na administração e na proteção dos trabalhos maçônicos.

    A estrutura hierárquica da Maçonaria é fundamental para garantir a ordem e a eficácia das atividades, promovendo a fraternidade e a igualdade entre os membros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário