ORDEM DO CAOS ...

 

A Ordem Maçônica, enquanto entidade humanista, atribui a ação de ordenar o caos à vontade e às ações conscientes dos seus membros, orientadas para a construção de uma sociedade mais justa. Não será construir, levantar edifícios e harmonizar sociedades uma forma de ordenar o caos?

Não é também um dos slogans do M. '. M. '. reunir o disperso, reunir vontades para o progresso da humanidade?

Bem sabemos que o mal, o materialismo egoísta, a ganância individualista, a ambição desmedida e outras forças destruidoras nos cercam, impedindo o progresso e o pleno desenvolvimento da igualdade e da justiça social.

Ordenar o caos é opor-se à destruição, é resistir à involução.

Como construtores, compreendemos que o templo nunca será concluído; que sofrerá derrubamentos e reconstruções constantes.

Talvez você só possa garantir sua eternidade quando construída no interior do homem, quando a pedra bruta se transforma em templo vivo.

O caos nunca será completamente dominado.

No entanto, na nossa vontade de encaminhá-lo e transformá-lo numa construção harmoniosa e bela para todos os seres humanos, teremos cumprido, pelo menos, o dever de tentar fazer um mundo melhor.

Construir a partir do destruído.
Construir a partir da bagunça.

Como Sísifo, condenado pelos deuses a empurrar eternamente uma pedra pesada até o topo da montanha, só para vê-la rolar novamente para o abismo e recomeçar no dia seguinte.

Assim vive o ser humano:
o construtor
perseverante em seu eterno trabalho!

Comentários