ABÓBADA CELESTE

Resultado de imagem para abóbada celeste

Em nosso Ritual se diz que de forma Abobadada, é pintado e representa o firmamento, cuja tonalidade azul-claro no Oriente vai gradativamente escurecendo em direção ao Ocidente entremeado de nuvens. Também diz que Plano do Teto é visto do infinito para Terra. 

Nunca é demais lembrar que essa decoração relativa à Abóbada é uma particularidade do REAA∴, já que universalmente, não é tônica na Maçonaria que todos os seus Ritos decorem o teto das Lojas como o firmamento.

No caso do Rito Escocês e os seus Graus Simbólicos, o Templo (Sala da Loja) representa alegoricamente um segmento do globo terrestre situado sobre o equador e os trópicos de Câncer e Capricórnio, destes orientado de Leste para o Oeste. Nesse pormenor o piso da Loja é o solo terrestre e o seu teto o firmamento.

É comum que algumas Lojas também representem a tonalidade azul do firmamento numa escala degrade com o objetivo de acentuar a relação entre o nascente (alvorecer) e o poente (anoitecer) – do mais claro no Leste ao mais escuro no Oeste.

No que diz respeito à obrigatoriedade da decoração da Abóbada no REAA∴, essa é composta por algumas constelações e estrelas codificadas pela astronomia, alguns Planetas conhecidos desde a antiguidade e as luminárias principais constituídas pelo Sol e pela Lua. Quanto à Abóbada, ela é simplesmente pintada na cor azul celeste, justamente para lembrar o céu ou o firmamento. Assim, o estilo em degrade não é obrigatório, entretanto é perfeitamente permitida essa representação. Destaque-se que o teto é geralmente construído de forma côncava e contínua, porém pode também se construído de formato plano.


O mais importante no firmamento da Loja é que astronomicamente ele é observado sob o ponto de vista daquele que se situa no hemisfério Norte da Terra (berço da Maçonaria). Nao se deve mencionar que o plano do teto é visto do infinito para a Terra.  Ora, como dito e sabido, a Loja é a Oficina de trabalho dos maçons e estes, transitam, perambulam, exercem o seu ofício com os pés no chão, nunca feito como seres voadores que planam pelo espaço vislumbrando a mãe Terra.

Comentários

  1. ABÓBODA DE AÇO

    1º - Cerimonial usado quando se tributam honra a um Irmão Maçom, a visitantes e autoridades.

    2º - Consiste em cruzar as pontas das espadas, formando os irmãos que as seguram duas ou quatro fileiras para que passem por baixo as pessoas a quem é dispensada esta honra maçônica, enquanto batem os malhetes.

    3º - Trata-se de uma particularidade do REAA, Segundo Alec Mellor: "Este uso não é de origem maçônica". Foi introduzido no século XVIII à imitação do cerimonial de certas Ordens de cavalaria nobres.

    4º - As Grandes constituições escocesas de 1763, de Frederico II, já citam a formação de abóbada de aço.

    5º - A “abóbada de aço” tem um simbolismo eloquente. Por ela, os Maçons indicam que põem a sua força a serviço de quem honram com este cerimonial e o teto formado pelas espadas cruzadas simboliza a proteção oferecida.

    Lembre-se: MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ!

    (saber - querer - ousar - calar)

    ResponderExcluir

Postar um comentário