Hoje, na história maçônica, é 6019-Anno Lucis
Por que a alvenaria adiciona 4000 anos para a data atual?
Anno Lucis foi adotado pela Maçonaria em algum momento no século XIX. Foi tirada do Anno Mundi ou "no ano do mundo", que foi implementado pela primeira vez no século XIX por um monge irlandês.
A ideia de Anno Mundi (da manhã) era começar a contar a partir da data da criação. A data de criação de acordo com a bíblia tem sido muitas vezes debatida. Acredita-se na tradição judaica que a data de criação foi dia 17 de outubro, 3761 A.C. então em anno mundi o ano atual é adicionado a 3761. Isso faria o ano 5777 A. M.
Para a maçonaria, o ano em anno lucis, como o anno mundi, tem um relacionamento com a criação.
É aí que a semelhança termina para anno mundi e anno lucis. Onde o anno mundi é destinado a trazer uma data real em foco para a criação da existência, para a maçonaria é destinado a representar o momento simbólico que a luz veio ao mundo.
Na Maçonaria, a luz é uma metáfora para o conhecimento.
Também poderia ser dito que se relaciona com a iluminação. Isso faria sentido desde que, na época em que a alvenaria especulativa estava ganhando terreno no mundo, a idade da iluminação tinha começado. A busca pelo conhecimento, tanto espiritual quanto físico, foi muito nas mentes dos primeiros maçons especulativos. É da ideia de que o conhecimento é equiparado à luz que mais provável a maçonaria adotou a ideia de anno lucis e o momento da criação. Isso viria do livro do Gênesis e da descrição da criação do universo.
A luz é algo que é incorruptível, pode ser dividido nas partes dele, como pode ser através de um prisma.
Pode até ser trazido de volta por meio de um processo semelhante. Ainda quando você quebra isso para as partes, ainda é luz.
A luz pode ser bloqueada, porém, pode ser mantida de brilhar. Pode ser filtrado, no final, embora a luz original seja até na forma incorruptable.
O conhecimento na Maçonaria e em geral é o mesmo.
Pode ser quebrado em partes, pode ser puxado para fora e dissecado e colocar de volta junto, ainda assim é conhecimento.
Se escolhemos se deleitar nessa luz ou estudar como funciona, ainda é destinado a ser usado para o aperfeiçoamento de todos os que o vêem e são tocados por ela. Quando é bloqueado ou filtrado causa a escuridão, ou a ignorância, para se espalhar e quando chega aos que escolheram habitar nessa "escuridão" ou que só vêem a luz filtrada que traz ódio, injustiça e tristeza.
Nós como maçons temos a responsabilidade de ter a certeza de que a luz, ou o conhecimento brilha.
Às vezes a luz vem através dos prismas metafórica e só vemos uma parte da luz. Cabe a nós como maçons, encontrar todas as peças da luz e colocá-la de volta juntas para quem perdeu a perdeu ou só pode ver parte do espectro que vem através do prisma do nosso próprio viés.

Comentários
Postar um comentário