Mesopotâmia é um antigo nome usado para indicar as terras asiáticas localizadas entre os rios Tigre e Eufrates, as quais eram inundadas nos períodos das cheias desses rios, fertilizando extensas áreas de planícies.
![]() |
O sul da Mesopotâmia (ou Baixa Mesopotâmia) foi a sua região mais rica, tanto na fertilidade do solo, como no surgimento dos importantes impérios, como os sumérios, os acádios e os babilônios. |
Por volta de 4.000 anos antes da Era Cristã, diversas tribos vindas da Ásia Central fixaram-se na região da Mesopotâmia, em busca de áreas que facilitassem o acesso à água, alimentos, transporte e pesca.
Com a fixação de tribos na região e as guerras que ali ocorreram, a Mesopotâmia viu surgirem e desaparecerem diversos povos, os quais formaram o que se convencionou chamar de civilização mesopotâmica.
![]() |
A Civilização Mesopotâmica cresceu, inicialmente, com a sucessiva dominação de povos locais por impérios mais fortes. |
Os principais povos da civilização mesopotâmica foram: ossumérios, os acádios, os assírios e os caldeus.
O Rito Escocês Antigo e Aceito herdou diversos símbolos, mitos e tradições originados na civilização mesopotâmica.
A primeira referência a ser destacada é a Águia de Lagash, um antigo símbolo sumério, representado por uma águia de duas cabeças (ou águia bicéfala).
![]() |
Lagash era uma rica cidade localizada na Baixa Mesopotâmia (Sul da Mesopotâmia), próxima ao Golfo Pérsico. |
Modernamente, a águia de duas cabeças foi inserida a partir do Conselho de Imperadores do Oriente e do Ocidente, criado em 1758.
A águia bicéfala compunha o Rito de Perfeição, de 25 graus, o qual antecedeu o Rito Escocês Antigo e Aceito.
Comentários
Postar um comentário