A região do Crescente Fértil abrange o seguintes países: Jordânia, Líbano, Palestina, Israel, parte da Síria, do Irã, da Turquia, do Iraque e do Egito.
![]() |
A região do Crescente Fértil localiza-se na extremidade oriental do Mar Mediterrâneo. |
Do ponto de vista continental, o Crescente Fértil é uma região de passagem entre a África e a Ásia, que inclui os vales dos rios Nilo, Jordão, Tigre e Eufrates.
A região do Crescente Fértil recebeu este nome por duas razões: a primeira pelo fato da sua área ter o formato de uma lua no quarto crescente e a segunda pela fertilidade do solo, em razão dessa área ser banhada por grandes rios.
Os rios da região do Crescente Fértil forneciam água e alimentos(pesca e agricultura) para as populações locais e serviam como vias de transporte de pessoas e de mercadorias, proporcionando a fixação de tribos nômades nas proximidades daqueles rios.
As bases do progresso dos grandes impérios da Antiguidade da região do Crescente Fértil foram: a abundância de água potável, afertilidade do solo resultante da cheias do rios, a navegação fluviale a grande utilização da agricultura irrigada.
Na região do Crescente Fértil, importantes civilizações se destacaram, como: a egípcia, a hebraica e a babilônica. Esse desenvolvimento foi possível devido à criação de sistemas de governo específicos (monarquias, teocracias, patriarcados etc.); do desenvolvimento de técnicas agrícolas adequadas (irrigação, semeadura etc.), da criação da escrita (hieroglífica, cuneiforme etc.), da consolidação das religiões locais (politeísmos e monoteísmos), do desenvolvimento do artesanato (carpintaria, metalurgia, tecelagem etc.) e da evolução das técnicas de construção.
![]() |
Na Ásia, os rios Indo e Amarelo também proporcionaram o surgimento de importantes civilizações da Antiguidade. |
Nos estudos posteriores serão analisadas separadamente as antigas civilizações do Crescente Fértil que têm significado relevante.
Comentários
Postar um comentário