O ′′ TEMPLUM DOMINI ′′



O Templum Domini (tradução vulgata do hebraico: ' héykál h ′′ Templo do Senhor ′′) foi o nome que deram os cruzados à Cúpula da Rocha, em Jerusalém durante as Cruzadas.

Tornou-se um símbolo importante de Jerusalém, aparecendo nas moedas cunhadas durante o Reino Cristiano de Jerusalém.
A Cúpula da Rocha foi construída no final do século VII sob o governo do quinto califa omeya Abd Al-Málik ibn Marwan no local onde antes se encontrava o segundo templo judaico (ou possivelmente foi adicionado a um edifício bizantino já existente desde o reino de Heraclio, 610-641).
Após a captura de Jerusalém na Primeira Cruzada (1099), a Cúpula da Rocha foi dada aos agustinos, que a transformaram em uma igreja. Cristã,
A adjacente mesquita de Al-Aqsa foi chamada de Templum Solomonis (Templo de Salomão) por cruzados.
Ela foi transformada em um palácio real primeiro.
A imagem da Cúpula, representando o ′′ Templo de Salomão ", tornou-se um elemento íconegráfico importante do Reino de Jerusalém.
Os selos reais dos Reis de Jerusalém ilustravam a cidade simbolicamente combinando a Torre de David, a Igreja do Santo Sepulcro, a Cúpula da Rocha e as muralhas da cidade.
Após a conclusão da construção do palácio real perto do Portal de Jaffa, o Reino de Jerusalém deu o prédio da mesquita aos cavaleiros templários que o mantiveram como seu quartel-general.
A Cúpula aparecia no verso dos selos dos Gran Mestres dos Templários (como Evrard des Barres e Renaud de Vichiers), e se tornou o modelo arquitetônico das igrejas templárias redondas por toda a Europa.
Embora a próxima Cúpula da Ascensão tenha sido construída como um baptistério durante o período cruzado, ela permaneceu desde então nas mãos de autoridades islâmicas como parte do maior complexo da Cúpula da Rocha.

Comentários