![]() |
A Península Arábica (ou Arábia) é uma vasta extensão de terras que liga a África à Asia, e que possui clima predominantemente desértico.
Esta característica proporcionou a característica nômade à grande maioria dos antigos povos árabes, visto que era sempre necessário estarem buscando novas fontes de alimentos e pastos.
Através da pregação do Islamismo, o profeta Maomé uniu inúmeras tribos nômades da Península Arábica, tal como os beduínos, até então espalhadas e politeístas.
Após a morte do Profeta, no ano 632 da Era Cristã, seus sucessores (os califas) deram prosseguimento à expansão muçulmana, que durou até o século VIII da Era Cristã. O Império Islâmico resultante da expansão perdurou do século VII ao século XII.
A formação do Império Islâmico e a posterior dominação da Terra Santa (Palestina) pelos turcos seldjúcidas (muçulmanos oriundos da Turquia e da Pérsia), teve como uma das consequências, a reação dos cristãos ocidentais, através de campanhas militares (as Cruzadas), que partiram da Europa com destino à Terra Santa e à Jerusalém, entre os séculos XI e XIV, com o objetivo de conquistar aquela região.
Um dos importantes resultados da reação cristã foi a criação pelos papas das Ordens Militares (ou Ordenações Militares, ou Ordens Religiosas Militares).
![]() |
As ordens militares possuíam regras próprias e eram dirigidas por um Grão-Mestre, eleito entre seus cavaleiros. |
Com o fim dos conflitos na Terra Santa, algumas Ordens Militares assumiram características de ordens iniciáticas, outras passaram a ser ordens honoríficas etc.
A Ordem dos Cavaleiros Templários foi uma ordem militar criada naquele período e que influenciou a criação de diversos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, como por exemplo:
Grau 13 - Cavaleiro do Real Arco,
Grau 14 - Grande Eleito/Perfeito e Sublime Maçom,
Grau 21 - Noaquita (Noachita)/Cavaleiro Prussiano,
Grau 26 - Escocês Trinitário,
Grau 29 - Patriarca das Cruzadas,
Grau 30 - Cavaleiro Kadosch.
Comentários
Postar um comentário