(Parte 8)
Continuidade ao estudo do quadro From darkness to light (Das trevas para a luz)
No lado direito do quadro está localizada a imagem de uma mulher vendada, segurando uma balança, na mão esquerda, e uma espada, na mão direita.
A mulher vendada é a deusa grega Têmis, divindade associada à Justiça Divina.
A colocação da espada e da balança em cada uma das mãos possui razões especiais, relacionadas ao estudo da Kaballah (ou Cabala), dos chacras e da Kundalini, entre outros temas.
Misticamente, o lado direito do Homem é considerado o lado emissor da potência vital e das energias individuais.
O lado direito está associado a aspectos como: o princípio masculino, a positividade, o sol, o 1º Vigilante maçônico (que comanda a região da força), ao hemisfério yin e à razão.
A mão direita é a mão da benção, do passe espírita, é a mão que segura a espada ou o cetro (arma de ataque), é a mão que doa a esmola, o dízimo ou o óbulo, é a mão em que o mago usa a varinha, é a mão que coloca a aliança de casamento, etc.
O lado esquerdo do Homem é o lado receptor da potência vital e das energias individuais.
O lado esquerdo está associado a aspectos como: o princípio feminino, a negatividade, a lua, o 2º Vigilante maçônico (que comanda a região da beleza), ao hemisfério yang e à emoção.
A mão esquerda é a mão que se abre para receber uma benção ou quando se faz uma oração, é a mão que segura o escudo (arma de defesa), é a mão que recebe a aliança de casamento.
As características energéticas e esotéricas das mãos esquerda e direita têm um papel fundamental na realização correta dos sinais maçônicos, na postura corporal do maçons durante as sessões, na realização da cerimônia da Cadeia de União e nos deslocamentos individuais realizados pelos maçons dentro do templo.
Do ponto de vista esotérico, os sinais e as posturas maçônicos visam, entre outras finalidades, manter ativas e circulantes as energias vitais geradas no decorrer das sessões ritualísticas.
Comentários
Postar um comentário