O QUE É TAOÍSMO...

 


O taoísmo é uma corrente filosófica que surgiu na China na época das Cem escolas do pensamento (770 - 221 a.C.), e que constituem a base do pensamento oriental atual. Seu maior pensador foi Lao-Tse ou Laozi.
Laozi baseia sua filosofia na harmonia inerente da natureza definida como Tao, 'caminho' em espanhol.

A descrição do Tao encontra-se no livro Tao Te Ching o Dào Dé Jøng que significa 'Livro do caminho e da virtude'. A obra é uma compilação de vários autores da mesma doutrina, cujo autor principal é Laozi.
Embora o taoísmo não tenha nascido como um sistema religioso, no século II d. C se impôs como doutrina de culto na China, e o sacerdote imperial Zhang Daoling tornou-se o primeiro pontífice desta crença.

Taoísmo como sistema filosófico

Estas são algumas das características do taoísmo, entendido como corrente filosófica.
Exalta valores como compaixão, bondade, piedade, sacrifício, honestidade, equidade, ensino, análise, introspecção, harmonia com a natureza, abnegação e magnanimidade.

Falta um dogma para seguir.
Rejeita conceitos ou crenças baseados no preconceito ou subjugação dogmática, como submissão religiosa, nacionalismos ou lealdade filial.
Defende a harmonia do homem com o Tao e acredite no curso etéreo dos acontecimentos.
Expõe o conceito wu wei, que significa fluir, e está associado à harmonia com a natureza.
Enalteça a quietude como uma maneira de alcançar a harmonia, visando estar completamente no Tao: o encontro com o verdadeiro eu.

Taoísmo como religião
Como sistema religioso, o taoísmo incorpora ideias da escola naturalista, ou escola Ying-Yang. Estes são alguns dos seus fundamentos mais representativos.

É baseado na existência de três forças:
- uma força ativa (yang),
- uma força passiva (ying) e
- uma terceira força que contém as outras duas, chamada Tao.

O Tao é a fonte da qual emana tudo o que existe, mas mesmo assim, não pode ser atingido pelo pensamento humano. Daí que uma das principais sentenças do Tao Te King afirma que “o Tao que pode ser chamado Tao não é o verdadeiro Tao”.

O Tao não tem espaço nem tempo e é a fonte da ordem natural que explica por si só o comportamento das coisas. Daí que o taoísmo proponha um entendimento e integração do homem com o fluir da natureza.
Para trilhar o caminho do Tao é necessário um preparo espiritual que envolva a prática do silêncio e da quietude. Só em um estado de total relaxamento é possível contemplar a alma.

O Tao acredita na imortalidade, e aqueles que seguem este caminho podem vir a se tornar 'anjos'.
Aplique o princípio da não ação que estabelece que não devemos tentar controlar ou interferir com a ordem natural das coisas. Caso contrário, nós desligamos do Tao.

Tudo tem um fluxo natural, por isso deve-se evitar aquilo que se sente forçado ou afastado de paixões genuínas.

Comentários