A ESCOLA FILOSÓFICA DE ARISTÓTELES

A Escola de Aristóteles foi uma instituição filosófica fundada por Aristóteles em Atenas, no ano de 335 a.C.

O nome oficial da escola era Liceu, mas também era chamada de Peripatética, porque Aristóteles e seus alunos costumavam caminhar pelos jardins enquanto discutiam filosofia1.

A Escola de Aristóteles tinha muitas semelhanças com a Academia de Platão, seu mestre, mas também algumas diferenças importantes. Uma delas era o maior interesse de Aristóteles pelas ciências naturais, que ele estudou e sistematizou com rigor e método2.

Outra era a sua concepção de que o conhecimento não se baseava apenas nas ideias abstratas, mas também na observação e na experiência dos fenômenos concretos3.
Aristóteles desenvolveu a lógica como uma ferramenta para o raciocínio correto e a argumentação válida.

Ele também se dedicou à metafísica, à ética, à política, à poética, à retórica e a outras áreas do saber. Ele escreveu muitas obras, que foram usadas nas suas aulas e que influenciaram profundamente o pensamento ocidental posteriormente1.
Aristóteles acreditava que o fim último do ser humano era a felicidade, que consistia em desenvolver e usar as suas capacidades e virtudes para uma vida boa e digna.
Ele também defendia que o Estado deveria prover a educação e as condições para que os cidadãos pudessem praticar a virtude e buscar o bem comum2.
A Escola de Aristóteles funcionou até o ano de 323 a.C., quando ele morreu. Depois disso, ela foi dirigida por seus sucessores, que continuaram a ensinar e a pesquisar seguindo os princípios do mestre.
A Escola de Aristóteles foi fechada definitivamente no ano de 86 a.C., quando Atenas foi invadida pelos romanos1.

FONTES: 1. brasilescola.uol.com.br
2. meuartigo.brasilescola.uol.com.br
Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "ESTUDOS HISTÓRI A ESCOLA FILOSÓFICA DE ARISTÓTELES"
Todas as re

Comentários