PERGUNTAS SOBRE MAÇONARIA

 

1. O que é Maçonaria ou Maçonaria?

A Maçonaria, muitas vezes referida simplesmente como "Maçonaria", é uma versão moderna dos Mistérios Antigos, oferecendo uma maneira de entrar em contato com a parte mais alta de nós. O caminho da Maçonaria é um modo de vida particular expresso através de símbolos, dramas e alegorias. Enfatiza o autodesenvolvimento através do serviço ao próximo, através do reconhecimento da realidade espiritual que chamamos de "Deus" sob diferentes nomes nas diferentes culturas do mundo.

  1. O que fazem os maçons?

Os maçons reúnem-se regularmente para reuniões dramatizadas onde os ideais da Maçonaria são expressos; compartilhar o estudo do simbolismo maçônico e seu significado interno ou esotérico; e socializar. Eles também fazem o seu melhor para praticar os ideais maçônicos dentro de suas vidas.

  1. O que são ideais maçônicos?

Os ideais maçônicos se resumem em três expressões: amor fraterno, ajuda ao próximo e verdade. O amor fraterno é a maneira como devemos tratar uns aos outros entre os companheiros maçons e tratar os outros, não como membros da mesma família, mas como membros da raça humana. A ajuda é a obrigação moral que temos de nos ajudarmos uns aos outros da melhor forma possível e dentro dos limites dos nossos meios. A verdade ou veracidade é a principal e mais valiosa qualidade que todos almejamos.

  1. Existe mais de uma Maçonaria?

Existem diferentes tipos de Maçonaria e alguns diferem um pouco em seus rituais, embora todos compartilhem a mesma essência e simbolismo. Por exemplo, os rituais maçônicos do "Rito Escocês Antigo e Aceito" em comparação com o "Rito de York", entre outros. Outros tipos de maçonaria estão associados a certas regiões geográficas. Mas todos os grupos de maçons autênticos compartilham os mesmos ideais, simbolismo fundamental e cerimônias dramatizadas, embora estas últimas possam ser expressas de várias maneiras.

  1. O que é a Maçonaria Feminina e como ela se diferencia da Maçonaria Masculina tradicional?

A Maçonaria Feminina é uma forma de Maçonaria que admite mulheres trabalhando como iguais aos homens, ou seja, como os homens fazem nas Lojas masculinas, e também admite pessoas de todas as raças, religiões e etnias.

  1. Qual a relação entre a Maçonaria e os Mistérios Antigos?

Aristóteles dizia que os antigos Mistérios não estavam adquirindo informações, mas experimentando algo e sendo transformados por essa experiência. Ele também disse que os Mistérios envolviam mostrar algo, dizer algo ou fazer algo. Da mesma forma, a Maçonaria não possui um corpo de ensinamentos, mas oferece experiência direta adquirida através de suas cerimônias ou rituais que auxiliam a autotransformação. A maneira como ele consegue essa experiência é através dos objetos simbólicos que usa, das lendas alegóricas que narra e dos cerimoniais dramatizados que realiza.

  1. A Maçonaria é uma religião?

A Maçonaria não é uma religião. No entanto, diz respeito aos principais valores da vida humana e, portanto, pode ser chamada de "religião" no sentido mais amplo da palavra que é reunir ou unir um grupo de pessoas. A Maçonaria trabalha "para a glória do Grande Arquiteto do Universo", expressão poética que alude à inteligência cósmica que guia o mundo e a humanidade. Portanto, os maçons de uma mesma Loja podem pertencer a religiões diferentes, estejam elas praticantes ou não da mesma.

  1. Os maçons acreditam em Deus?

Os maçons acreditam na existência de uma Inteligência Suprema que guia o mundo, chamam-lhe "Deus", "Ser Supremo" ou outros nomes. No entanto, os maçons não precisam ter uma crença particular ou específica a respeito dessa inteligência orientadora, nem concebê-la sob uma religião específica ou de uma determinada forma. Alguns podem pensar nela como uma divindade pessoal, enquanto outros podem reconhecê-la como um deus impessoal, ou como um poder divino que ordena todas as coisas. Cada maçom concebe Deus à sua maneira e de acordo com o seu próprio entendimento.

  1. Qual o significado do termo "Maçonaria"?

A maçonaria desenvolveu-se entre grupos distintos de maçons interessados na teoria e no simbolismo da maçonaria. O simbolismo fundamental da Maçonaria é uma alegoria relacionada ao templo do rei Salomão e às lendas que giram em torno de sua construção. Dessa forma, os maçons aludem em seus rituais a ferramentas e ações que são realizadas nas obras, que adquirem uma interpretação simbólica dentro da Maçonaria para construir o caráter, a moral e as virtudes.

  1. O que você faz em uma reunião maçônica?

As reuniões maçônicas podem incluir qualquer uma das três atividades. O evento central é a cerimônia dramatizada ou ritual relacionado a eventos lendários ligados à construção do Templo do Rei Salomão e sua interpretação alegórica. As reuniões geralmente também tratam de assuntos relacionados ao funcionamento interno da loja, como qualquer outra organização faz. Também é frequente haver discussões sobre aspectos simbólicos ou práticas maçônicas. Os encontros maçônicos também incluem um encontro social chamado "ágape fraterno", que inclui compartilhar um jantar e conversar, assim como os membros de uma família.

  1. O que se espera de um maçom?

Espera-se que os maçons trabalhem para melhorar a si mesmos, procurem maneiras de ajudar os outros, respeitem os pontos de vista dos outros, mesmo que nem sempre os compartilhem, e sejam fiéis às suas promessas. Espera-se também que participem das reuniões de sua Loja para as quais são convocados, a menos que algum motivo imprevisto ou urgente os impeça de fazê-lo.

  1. Qual a origem da Maçonaria?

A origem exata da Maçonaria se perde na história e nas origens lendárias que aludem à "construção da Obra", como costumam chamá-la os maçons. No entanto, a julgar pelos registros históricos, aparentemente havia uma guilda de artesãos ou pedreiros que realizavam trabalhos de pedra durante a era renascentista, o que atraiu a participação de algumas pessoas interessadas em construção e arquitetura, tanto como um ofício prático quanto por seu simbolismo. Com o tempo, os aspectos simbólicos tornaram-se mais acentuados e os membros "especulativos", interessados no simbolismo, tornaram-se mais numerosos do que os "operativos", que eram os maçons, e assim nasceram as reuniões para o estudo do simbolismo maçônico e sua aplicação prática na forja do caráter e dos valores morais e espirituais.

  1. A Maçonaria tem raízes mais antigas?

Os primeiros maçons "especulativos" parecem ter se interessado por uma variedade de maneiras de pensar de épocas anteriores, especialmente ligadas à interpretação simbólica de imagens e figuras geométricas relacionadas ao que às vezes chamamos de "filosofia perene". Esses interesses conectam os maçons tematicamente com vários movimentos, desde a antiguidade até a Idade Média, e mais tarde com os gregos, os Mistérios do Oriente, o neoplatonismo, o gnosticismo, o hermstismo, os templários, os cabalistas e os rosacruzes, para citar alguns.

  1. A Maçonaria é uma seita secreta?

A maçonaria não é uma seita porque uma seita é um grupo religioso que se separa de outro grupo religioso. A Maçonaria não é um grupo religioso e não é um grupo secreto. Os maçons nunca procuraram manter a existência da maçonaria em segredo; geralmente, os maçons não se anunciam, mas também não escondem sua existência. No entanto, eles protegem seus "segredos", que são sinais, palavras, senhas e símbolos que só os maçons sabem e sabem quando e como usar.


  1. Qual é o propósito dos "segredos" maçônicos?

Em um nível mundano, compartilhar um segredo aproxima as pessoas. As famílias têm "segredos", ou seja, coisas que só os membros daquela família conhecem e unem. Da mesma forma, os segredos maçônicos são uma forma de união entre eles. Mas, mais importante, são símbolos de que as coisas mais importantes da vida não podem ser faladas ou comunicadas diretamente. As maiores ou mais comoventes experiências não podem ser expressas em palavras, nem podem ser faladas. Mas se duas pessoas compartilharam essa mesma experiência profunda, como a de uma iniciação maçônica, elas podem se comunicar indiretamente por meio de símbolos, que são segredos para quem não compartilhou essa mesma experiência.

  1. A Maçonaria é oculta ou esotérica?

A Maçonaria não é "oculta" no sentido de que contém coisas divinatórias, sobrenaturais ou diabólicas, mas no sentido de que contém elementos que ao longo dos séculos foram mantidos "escondidos", isto é, guardados, velados ou escondidos pelos iniciados para preservá-los dos olhos e das interpretações mundanas que os manchariam ou lhes dariam outras conotações que não são as reais. A Maçonaria tem seus segredos esotéricos, mas estes estão disponíveis para aqueles que são iniciados dentro dela e são capazes de recebê-los.

  1. Os maçons se envolvem em atividades políticas?

Não. A Ordem Maçônica não tem objetivos ou interesses políticos. Todo maçom tem o direito de pertencer ao partido político que lhe agradar, ou a nenhum, se preferir. Espera-se, no entanto, que os maçons obedeçam às leis do país onde residem, apoiem seu governo e trabalhem de maneira legal para qualquer mudança social que desejarem. É uma tradição antiga e conhecida que, quando os maçons se reúnem, eles não discutem assuntos políticos ou religiosos, para que a diversidade de opiniões sobre esses assuntos entre os membros não se torne uma fonte de dissensão.

  1. Quantas formas de Maçonaria existem?

Existem muitas organizações maçônicas diferentes no mundo que são conhecidas como "Obediências Maçônicas". Mesmo nos Estados Unidos, dentro das lojas maçônicas masculinas, cada estado tem sua própria Grande Loja, que governa as lojas locais que funcionam dentro desse estado. Essas Grandes Lojas se reconhecem, são autônomas e mantêm um acordo de não intervenção nos assuntos de outros territórios. Há também uma forma de maçonaria chamada "Maçonaria Prince Hall", especialmente praticada por afro-americanos, que em uma época foram excluídos de muitas lojas masculinas. Há também outros grupos mistos, formados por homens e mulheres, ou como o nosso, que aceita apenas mulheres.

  1. O que são Ritos Maçônicos e até que ponto eles chegam?

A Maçonaria trabalha diferentes Ritos Maçônicos. Um rito é um sistema particular de instrução maçônica que consiste em várias maneiras de empregar palavras cerimoniais e realizar rituais. A Maçonaria é baseada em um sistema de aprendizagem de três graus: Aprendiz, Bolsista e Mestre Maçom, e qualquer um que tenha passado nesses três graus é considerado um maçom de pleno direito. No entanto, além desses três graus fundamentais de funcionamento das chamadas Lojas Azuis, existem outros graus até o 33º no Rito Escocês Antigo e Aceito.


  1. Como os maçons se vestem para suas reuniões?

A vestimenta dos maçons difere em geral, dependendo em grande parte dos costumes de cada país e do acordo adotado pela Obediência ou Loja particular. Não há vestimenta maçônica geral ou unificada. Alguns maçons vestem branco, outros vestem preto, e outros preto e branco, como em nossa Loja. No entanto, em todas as Lojas Maçônicas os membros têm que usar um avental, que é uma versão ornamental da peça usada pelos maçons operacionais originais nos primeiros dias. O avental também tem um simbolismo maçônico particular.

  1. O que acontece em uma iniciação maçônica?

A iniciação é um ritual de apresentação formal e admissão de um novo membro na Ordem Maçônica, e durante ela certos costumes e "segredos" da Maçonaria são explicados. O ritual contempla uma dramatização em que o iniciado é o personagem central da obra. Para experimentar o efeito pleno de uma iniciação maçônica, o candidato não deve descobrir com antecedência o que é. A palavra "iniciação" significa literalmente "entrar em algo". Na Maçonaria é necessário entrar sem ideias preconcebidas porque parte do efeito que a iniciação causa no candidato é dado pelo elemento surpresa, e as impressões que ele recebe serão lembradas pelo maçom para sempre.

  1. Os maçons têm que prestar juramento?

Durante a cerimônia de iniciação, o candidato promete solenemente diante de todos os maçons lutar para viver de acordo com os ideais maçônicos, guardar os "segredos" da maçonaria e manter a fidelidade à Ordem. Essa promessa não é feita a nenhuma pessoa ou oficial maçônico, mas ao Grande Arquiteto do Universo, ou a Deus, seja qual for a maneira como a pessoa a concebe. Nunca se pede a um candidato que jure coisas incompatíveis com seus deveres morais, sociais ou religiosos.

  1. Por que a Maçonaria usa tanto o simbolismo?

A Maçonaria usa símbolos que levam ao autoaperfeiçoamento, construção de caráter e destacando virtudes humanas através do autoaperfeiçoamento e serviço aos outros. Embora muitas vezes não percebamos, estamos todos cercados de símbolos, e nossas vidas são estruturadas com símbolos em quase tudo. A Maçonaria usa um grupo particular de símbolos para expressar suas ideias e seus ideais mais elevados.

  1. ¿Cuáles son los símbolos especiales de la Masonería?

Los dos símbolos masónicos más conocidos son la Escuadra y el Compás. Entre sus muchos significados, la escuadra, con una abertura fija en un ángulo de 90 grados, representa la materia; y el compás, con sus patas movibles o ajustables, representa el espíritu o la conciencia. El hecho de que la escuadra y el compás se muestren entrelazados, sugiere que la materia y la conciencia son dos realidades interdependientes. La trulla es otro símbolo utilizado por los masones que no es de naturaleza física, sino espiritual —el templo que está dentro de cada alma individual y en todas unidas. Existen otros muchos símbolos con significados masónicos específicos.

  1. ¿Cómo está organizada la Masonería?

La organización de la Masonería depende parcialmente del país donde la Orden o la Logia se encuentre. En algunas partes, el cuerpo gobernante es el Consejo Supremo, que supervisa los trabajos del Rito Escocés. En otras partes, el cuerpo que gobierna es la Gran Logia, que cumple la misma función respecto de los grados masónicos. Una Logia es un cuerpo local formado por siete o más Maestros Masones. Las Logias son la base de todo el trabajo masónico, y cada Masón pertenece a una Logia.

  1. ¿Cómo se organiza una Logia Masónica?

Una Logia tiene varios funcionarios, algunos de los cuales (como el Secretario y el Tesorero) se ocupan principalmente de asuntos administrativos. Otros (como los dos Guardianes y los dos Diáconos) cumplen principalmente funciones ritualísticas.  Existen otros puestos (tales como el de la persona que dirige la logia, que es el Venerable Maestro), que cumple ambas funciones, administrativa y ritualística. Los funcionarios que ocupan los cargos principales se eligen anualmente mediante votación, y los restantes se nombran para ocupar sus puestos durante un período de un año.

  1. ¿Es democrático el gobierno interno de una Logia?

Es democrático, porque los funcionarios son electos y los asuntos de negocio decididos, mediante el voto mayoritario de los miembros con pleno status (Maestros Masones) de la Logia. Es también jerárquico, porque los asuntos de la Logia los atienden varios funcionarios según un claro sistema de responsabilidades y obligaciones. La jerarquía masónica se basa más bien en la función que se realiza, no en un status específico. La persona que no esté de acuerdo en funcionar democrática y jerárquicamente a la vez, no puede ser un masón.

  1. ¿Quiénes pueden ser Masones?

Pueden ser Masones todos los hombres y mujeres mayores de 21 años, educados, libres, de buenas costumbres, que sean ciudadanos norteamericanos o residentes legales en Estados Unidos, y que tengan capacidad para comprender los estudios sobre el profundo simbolismo masónico. Los interesados no deben tener impedimentos para asistir a las reuniones de la Logia, y deben ser personas fraternales que simpaticen con los ideales masónicos.

  1. ¿Cómo se solicita admisión en la Masonería?

A nadie se le invita a convertirse en Masón porque ese deseo debe nacer en lo más hondo de la persona. Generalmente este proceso se inicia cuando la persona interesada comienza a «tocar puertas», es decir, a indagar cómo puede hacerse miembro de la Orden Masónica preguntándole a algún Masón o buscando información. Cuando la persona solicita admisión, se le entrega una solicitud de ingreso y se le proporciona la información necesaria. También se le dará un cuestionario que deberá responder por escrito, y pasará una entrevista donde le harán preguntas y le responderán cuanto desee saber. Posteriormente, su solicitud la leerán los masones en una reunión privada de la Logia, y si la acogen favorablemente, la persona se convertirá en candidata a iniciarse en la Masonería.

  1. ¿Cuánto tiempo tarda uno en convertirse en Masón?

O processo de candidatura é seletivo e às vezes pode demorar um pouco, dependendo da época do ano em que a candidatura é submetida e de outros fatores. Depois que uma pessoa começa como Aprendiz de Maçom, se ela cumpre todas as suas responsabilidades e deveres, geralmente leva um ano para passar para o Segundo Grau de Companheiro, e outro ano para se tornar um Mestre Maçom com plenos direitos. Às vezes, esse tempo pode ser encurtado dependendo do entendimento do maçom sobre os estudos correspondentes a cada grau, e do julgamento que o Venerável Mestre tem sobre essa pessoa.

  1. Com que frequência são realizadas reuniões maçônicas?

A frequência das reuniões varia de Loja para Loja, mas a Tenida maçônica ou reunião é geralmente uma vez por mês. Pode haver uma segunda reunião para realizar estudos ou ensaiar cerimônias ou rituais. As reuniões geralmente são realizadas em um local que se destina como "o Templo" da Loja. O termo "templo" é figurativo e alude ao Templo do Rei Salomão, uma construção de simbolismo particular dentro da Maçonaria, não um templo religioso.

  1. Onde posso ler ou aprender mais sobre a Maçonaria?

Há um número enorme de livros com informações sobre a Maçonaria, mas recomenda-se que aqueles que desejam ingressar na Ordem Maçônica não leiam com muita antecedência sobre o simbolismo maçônico ou sobre os rituais dos graus, para que possam receber o máximo passando diretamente por essas experiências.


http://www.comasoneria.com/preguntas-y-respuestas.php

Imagens tiradas de https://www.google.com/search?

Comentários