POSIÇÕES SOBRE A INICIAÇÃO MAÇÔNICA OU O DISCURSO DO MÉTODO
A maçonaria não se define como um "ismo".
Maçonaria não é Maçonaria.
Não é um dogma ideológico, a Maçonaria é uma atividade de esclarecimento permanente, esclarecimento que é realizado através de um método complexo, que se desenvolve em:
✓ Um método de relacionamento pessoal.
✓ Um método de "dinâmica de grupo" dentro das Lojas.
✓ Um método organizacional.
✓ Um método de introspecção.
✓ Um método de especulação simbólica.
✓ Um método de educação de atividades vitais e sociais.
✓ Um método de internalização de valores.
✓ Um método unitário de diversas posições ideológicas.
✓ Um método de crescimento pessoal.
✓ Um método de compartilhamento.

A iniciação não é um fenômeno pontual e momentâneo, mas é um processo, embora possa ser representado em uma cerimônia. A iniciação não se dá, provoca-se.
A iniciação NÃO é uma experiência sacramental ou mágica, mas um processo de aprendizado psicológico.
A iniciação maçônica não é um caminho de salvação de natureza religiosa ou esotérica, mas um processo de auto-esclarecimento e é compatível com qualquer fé religiosa ou esotérica que não anule a liberdade do indivíduo, assim como é compatível – no caso da maçonaria liberal – com o agnosticismo e o ateísmo. Não seria compatível com uma posição de niilismo radical que nega qualquer sentido transcendente ou imanente ao mundo, que interpreta o Universo como um caos puro sem ordem possível, que nega que, apesar da aparente desordem, exista um COSMOS.
A iniciação maçônica não é o único método de iluminação, mas é mais um. Há outras, há até experiências de vida espontâneas que têm virtualidade iniciática na medida em que provocam um aumento da consciência do indivíduo, uma atitude nova e mais responsável em relação à vida, por exemplo; maternidade/paternidade, compaixão pela dor alheia, emoção estética, criação artística, experiência da morte, etc. São experiências, embora não metódicas, mas espontâneas.
O método de iniciação maçônica é preservado em seus Rituais, que foram elaborados em um longo processo de decantação histórica e que servem, cada um de acordo com seu estilo particular, a uma "ecologia" emocional e simbólica específica, um equilíbrio sutil de gestos e palavras que não podem ser arbitrariamente alterados.
O método maçônico não impõe uma unidade ideológica a quem o pratica...
Dá um quadro axiológico geral que admite e exige o pluralismo dentro dele.
O método maçônico baseia-se na funcionalidade de símbolos construtivos para articular um imaginário emancipatório da consciência.
A Loja Maçônica não é um grupo de pressão.
A Loja não dá instruções aos seus membros que condicionem a sua vida privada, a sua actividade profissional ou o desenvolvimento de qualquer cargo público.
As Lojas Maçônicas não fazem proselitismo, nem "marketing" para iniciar alguém na Maçonaria. As lojas podem dar a conhecer a sua existência.
11.- Ninguém é obrigado a manter em segredo sua condição de maçom.

A Maçonaria não é uma organização clandestina.
Todo maçom se compromete, pelo simples fato de ser maçom, a tentar viver como um cidadão exemplar.
La Masonería no es una secta, ya que no busca la sumisión de sus miembros a ningún gurú o líder, sino que prepara para cada uno de sus miembros, un camino personalizado hacia el aprendizaje de sí mismo. La Masonería no admite menores de edad en sus Logias y se dirige a personas libres dotadas de autonomía como individuos. La Logia no somete a sus miembros a ningún tipo de dirección espiritual.
El simbolismo masónico es esencialmente polisémico y no admite una interpretación monista o clónica.
El método masónico nos implica racional pero también emocionalmente, apela a nuestra parte verbal-racional-consciente y también a nuestra parte no verbal-afectiva-inconsciente.
La Logia en la Masonería Liberal reúne la doble condición de grupo iniciático y sociedad de pensamiento.
La Masonería no es un sindicato de intereses ni una mutua, a pesar de que se compromete a ayudar a sus miembros en la medida de sus posibilidades y dentro de lo que es lícito.
La Masonería no es un club social aunque en su entorno puedan nacer vínculos de amistad personal y de relación social.
La Masonería no es una organización de caridad aunque pueda apoyar la creación y mantenimiento de actividades humanitarias y de bienestar social.
La Masonería no compite con ninguna confesión religiosa ni con ningún partido político, aunque se adhiere al valor político de la libertad y respetando los Derechos Humanos.
22.- La Masonería no tiene una estructura dispuesta para la acción política organizada, ni busca el poder político.
La Masonería no es tampoco una asociación cultural o recreativa aunque pueda dar lugar a iniciativas culturales o de ocio.
La Masonería no es una empresa mercantil, ni actúa movida por ningún ánimo de lucro aunque está interesada en poseer la suficiencia económica necesaria para el desarrollo de sus funciones.
Comentários
Postar um comentário