Originalmente, o antigo calendário romano tinha dez meses, de março a dezembro, seis de trinta dias e quatro de 31 dias, o que dava um total de 304, mais um lapso de inverno de cerca de 60 dias durante o qual a data não era registada.
De acordo com a tradição, Numa Pompilio foi o segundo rei de Roma, que estabeleceu no século VIII a. de C. os meses de janeiro e fevereiro.
Janeiro, em latim, Januarius, com 31 dias, foi criado em homenagem ao deus Jano, representado com duas faces, uma que olha para o passado (Dezembro) e outra para o futuro (Janeiro), que regia as entradas e os começos, e passou a ser o primeiro mês do ano, deslocando-se para março.
Acredita-se que a medida tenha obedecido ao facto de os cônsules terem sido eleitos em janeiro. Este mês tornou-se importante para os romanos, porque significava a conclusão e o início de um novo.
Latim Ianuarius
ResponderExcluirJaneiro é o primeiro mês do ano nos calendários juliano e gregoriano, e é composto por 31 dias. O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana123.
Jano presidia à passagem de um lado para o outro, tendo domínio sobre portas e pontes2. O nome dele veio do Indo-Europeu ya -, “ir”, mas não há certeza