Divisão da História

A divisão da História é um processo complexo. 

Afinal, periodizar significa demarcar o tempo histórico com marcos significativos e apontar os elementos que caracterizam o recorte demarcado. 

Separar a História em períodos atende a fins didáticos e de práticas sociais, além de demandar compreensão dos fatos históricos. 

Abaixo, veja os cinco períodos da divisão tradicional e atividades sobre o assunto.

O que é a divisão da História

A divisão da História consiste na demarcação de períodos históricos que apresentam uma unidade própria, revelando aspectos singulares que os diferenciem de outras épocas.

Relacionadas

Iluminismo
O Iluminismo influenciou uma série de transformações políticas e sociais no século XVIII.
Teocracia
Uma teocracia é uma sociedade que é governada por sacerdotes que representam a divindade em uma determinada religião, sendo, assim, a união total entre fé e política.
Alta Idade Média
A Alta Idade Média foi um período marcado pelo feudalismo e pelas invasões bárbaras, que formaram reinos independentes por toda a europa.

É claro que cada período histórico sempre terá fatos em comum com épocas anteriores ou posteriores a ele – como o meio geográfico, certas necessidades básicas da natureza humana e algumas estruturas sociais. Mas o que importa, na divisão da História, é que suas diferenças características sejam mais relevantes e significativas do que os elementos de semelhança com outras épocas.

Essas diferenças não devem ser buscadas ao nível dos acontecimentos episódicos (que estão em permanente mudança), mas ao nível das estruturas, dos processos de longa duração. Nas civilizações cristãs, convencionou-se que o marco inicial para a contagem do tempo histórico é o nascimento de Cristo.

Assim, elaborou-se um calendário cristão, em que o ano 1 é aquele que começa com o nascimento de Cristo. Por isso, as datas anteriores a esse nascimento levam a abreviatura a.C. (antes de Cristo). Nem todos os povos adotam o calendário cristão: é o caso, por exemplo, dos muçulmanos e dos judeus.

Períodos da História

Entre os povos cristãos ocidentais, há uma periodização histórica bastante utilizada. Conforme essa periodização, chamamos de Pré-História o período que vai desde o aparecimento do homem primitivo (hominídeos) até o surgimento da escrita.

A partir daí, inicia-se a História propriamente dita, que, no caso ocidental, divide-se em quatro partes. Confira:

divisão da história
  • Idade Antiga: vai do fim da Pré-história (aparecimento da escrita) até o século V d.C. (queda do Império Romano do Ocidente, em 476).
  • Idade Média: vai do fim da Antiguidade até o século XV (queda de Constantinopla, em 1453).
  • Idade Moderna: vai do fim da Idade Média até o fim do século XVIII (Revolução Francesa, em 1789).
  • Idade Contemporânea: vai do fim da Idade Moderna até os dias atuais.

É preciso frisar que nem todos os historiadores concordam com essa divisão da História, sendo que alguns propõem outros critérios para efetuar novas divisões do tempo.

A rigor, nenhuma periodização é plenamente adequada para satisfazer tema tão amplo. 

A periodização de uma “História geral” será sempre pouco rigorosa, além de imprecisa e discutível. 

Referências

Escritos sobre a História – Fernand Braudel
O sociólogo e o historiador – Pierre Bourdieu e Roger Chartier


Comentários