Você conhece os Ritos Maçônicos no México?
Durante séculos a ordem maçônica existiu e se transformou em diferentes correntes chamadas Ritos.
Cada um deles é baseado nos 3 graus fundamentais da Maçonaria.
Diferentes ritos chegaram ao nosso país no início do século XIX. Você conhece cada um dos ritos da maçonaria hoje no México?
Originalmente a ordem maçônica foi criada como um sistema de apenas 3 graus operativos: Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom.
Porém, com o passar do tempo, as relações internas dos irmãos na Maçonaria organizada e a distância social existente entre os países das Ilhas Britânicas, todos esses fatores produziram a criação de facções, o que levou a modificações nos rituais originais e, posteriormente, ao início de novos sistemas maçônicos e, claro, a novos graus, o que chamamos de "graus complementares", que só podem ser acessados quando o aspirante tiver completado os 3 primeiros graus originais, ou seja, ser Mestre Maçom.
Ritos no México
Embora exista uma variedade de Ritos Maçônicos em nosso país, 3 são os mais praticados e reconhecidos:
- Rito Escocês Antigo e Aceito:
O berço deste rito está localizado em Charleston, Estados Unidos, durante o ano de 1801. É entendido como um sistema maçônico baseado na sucessão de 30 graus simbólicos, entre o 4º grau e o 33º grau (o grau honorário).
Geralmente, as correntes maçônicas são compostas pelos sistemas derivados entre os Antigos e os Modernos. No entanto, o Rito Escocês Antigo e Aceito para os graus simbólicos é considerado um híbrido entre as chamadas versões "modernas" dos rituais, mas eles são ainda influenciados por outras ordens não-maçônicas (como o Rosacrucianismo e o Gnosticismo), tendências francesas na época da busca com as pirâmides do Egito e da Mesopotâmia.
Tudo isto deu origem a um ritual com uma forte carga de simbolismo e se para uns é muito interessante, para outros acaba por ser confuso. Mesmo assim, não há dúvidas sobre o grau de misticismo que consegue prender quem o pratica.
- Rito de York/American Yorker:
Este rito em si não possui maçonaria simbólica, pois sua organização, funcionamento e estrutura é projetada apenas para mestres maçons. Foi incorporada nas colônias britânicas, embora mais tarde tenha sido estabelecida nos Estados Unidos.
Aqueles de nós que passaram pelo grau de Mestre Maçom, sabem perfeitamente que o que está contido no terceiro grau é incompleto, por isso os graus "complementares" tornam-se um pilar fundamental para a compreensão do que acontece com a história que eles nos contam desde o primeiro grau.
Ao contrário do Rito Escocês Antigo e Aceito, o Rito de York tem um sistema horizontal de graus, ou seja, ninguém está acima do outro, este sistema é uma versão simplificada de vários graus que poderiam ser tomados após a origem da primeira Grande Loja em 1717 no Reino Unido.
Sua estrutura é baseada em três blocos maçônicos básicos: o Arco Real, o Conselho de Maçons Crípticos e o Comando dos Templários. Dando um total de 13 graus no Rito de York.

- Rito Nacional Mexicano:
Este Rito foi criado em 26 de março de 1826, sua origem se deve às diferenças políticas entre liberais e conservadores durante os anos de independência O México nasceu com o propósito de preservar a limpeza da Maçonaria e unir os maçons mexicanos.
A fundação é realizada em conjunto com a Grande Loja Nacional Mexicana chamada "La Luz", além da formação das primeiras 5 Lojas simbólicas. Posteriormente, ao longo dos anos, os nomes das 5 lojas mudaram.
Organiza-se como uma Associação Civil, desta forma a sua estrutura orgânica é apoiada por uma Assembleia de Sócios, que são responsáveis pela administração da instituição num Conselho Superior composto por 9 pessoas responsáveis por pôr em prática os acordos feitos em assembleia. Por sua vez, o Supremo Conselho é dividido em dois Grandes Ramos: o Simbólico e o Filosófico.
O Ramo Simbólico é composto pelas Respeitáveis Grandes Lojas que, por sua vez, são compostas pelas Respeitáveis Lojas Simbólicas, nas quais são trabalhados os três primeiros graus da Maçonaria. O Ramo Filosófico é composto pelos Grandes Consistórios, que desenvolvem os trabalhos deste ramo, ou seja, os seguintes graus, dando um total de 9 graus.
Não é segredo que Benito Juárez García foi um membro proeminente do Rito Nacional Mexicano, ele foi iniciado na loja "Independencia" No. 2 em 15 de janeiro de 1847, mas como um fato curioso revelamos que ele era o único irmão que pertencia aos 3 ritos mencionados aqui.
Mas mesmo com todos os Ritos que mencionamos e os muitos que existem, seja qual for o rito que você pratique, a que loja você pertença, seja qual for o grau que você seja, você é orgulhosamente um maçom e não há privilégio maior do que isso...
"O Maçom é o instrumento do Grande Arquiteto do Universo que se move na direção de um fim aceito, reconhecido e proclamado, que avança em direção ao objetivo desejado, utilizando seus conhecimentos para o aprimoramento social, econômico, técnico, moral, ético e espiritual da sociedade a que pertence, e que usa sua vontade para a realização de um propósito independentemente de critérios e cujo benefício lhe permitirá uma paz de espírito. uma tranquilidade em seu espírito".
FONTES:
- Mestre Maçom, (2016), "Ritual do Rito Escocês Antigo e Aceito", 02 de agosto de 2021,
- O Blog do Pedreiro, retirado de https://elblogdelmason.com/ritual-del-rito-escoces-antiguo-y-aceptado/
- Mestre Maçom, (2016), "O Rito de York O que é?", 08 de agosto de 2021,
- O Blog do Pedreiro, retirado de https://elblogdelmason.com/que-es-el-rito-york-entra-y-descubrelo/
- Sem autor, no ano, "Rito Nacional Mexicano", 08 de agosto de 2021, Rito Nacional Mexicano, recuperado de http://ritonacionalmx.org/
FONTE:https://cervezamasonica.com/index.php/blog/conoces-los-ritos-masonicos-en-mexico
Comentários
Postar um comentário