SOBRE A PEDRA CÚBICA ...

 


A saudade, para todos os Aprendizes, é um oásis no coração do homem, que só será alcançado na caravana do pensamento e da ação.

Aquele que cava na terra encontrará um tesouro, mas é preciso trabalhar com a inteligência, a retidão, a coragem, a prudência e a filantropia do camponês que a trabalha.

Quando aplicamos a letra “G” e a luz dá a Estrela Flamigera em cada um dos nossos atos, sabemos como agir, quando agir e para quem agir.

A inteligência nos ajuda a descobrir os caminhos.

A retidão nos indica a alternativa justa para a escolha certa.

A coragem nos dá energia para enfrentar a luta diária.

A prudência nos aconselha quando agir e os instrumentos com os quais trabalhar segundo as circunstâncias.

A filantropia nos lembra que nosso trabalho, como maçons autênticos, é para o bem da humanidade, da ordem e, finalmente, do nosso workshop em particular.

A Pedra Cúbica de Punta representa, para o maçom, a realização de um objetivo, um degrau na ascensão rumo à auto-realização para trabalhar, com os verdadeiros companheiros, na construção da Grande Obra Universal.

Agora sim...

...nosso trabalho será mais intenso para alcançar o aperfeiçoamento, mas as ferramentas maçônicas do esquadrão, o compasso, o baralho e o cinzel ajudarão você a se tornar sua própria Pedra Cúbica de Punta e alcançar a meta deste segundo Grau Maçônico.

Realizemos todas as ações com inteligência, coragem, retidão, prudência e filantropia e estaremos nos aproximando da essência do seu melhor EU.

O verdadeiro companheiro é aquele que compartilha o pão e o sal com os irmãos. O Companheiro Maçom multiplica-se no afeto de seus irmãos e na essência da fraternidade e da solidariedade humana.

Comentários