A democracia existe onde ninguém é rico o suficiente para comprar outro e ...

 




...ninguém é pobre o suficiente para se vender. ” Jean Jacques Rousseau, nascido a 28 de junho de 1712.


Je.an-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo, escritor e compositor de Genebra, considerado um dos fundadores do Iluminismo Francês e um dos pensadores mais influentes do século XVIII.

Suas ideias tiveram um impacto profundo na Revolução Francesa e no desenvolvimento do pensamento político, social e pedagógico moderno.
Rousseau acreditava que o homem nasceu livre e bom, mas corrompido pela sociedade artificial e suas instituições.

Propôs um retorno a um estado mais simples e autêntico da natureza, onde os indivíduos pudessem viver em harmonia consigo mesmos e com a natureza.
Rousseau também é considerada uma pioneira da pedagogia moderna.

Em seu trabalho "Emilio" (1762), ele delineia um sistema educacional baseado no respeito pela natureza da criança e na aprendizagem através da experiência.

Suas ideias influenciaram profundamente o pensamento pedagógico subsequente e contribuíram para o desenvolvimento de novas metodologias educacionais.

Além do "Contrato Social" e "Emilio", Rousseau escreveu inúmeras outras obras, incluindo romances, autobiografias e tratados filosóficos. Entre as suas obras mais conhecidas lembramos "La Nuova Eloisa" (1761), "Le Confessions" (1781) e "Discourse on origem and desigualdade entre os homens" (1755).
As ideias de Rousseau tiveram uma profunda influência no pensamento político, social e pedagógico ocidental.

Sua ênfase na liberdade, igualdade e soberania popular inspirou movimentos revolucionários em todo o mundo. Seu pensamento também influenciou o romantismo, o anarquismo e o socialismo.

Em resumo, Rousseau foi um pensador revolucionário que mudou o curso da história com suas ideias radicais e inovadoras. Seu legado continua a inspirar e desafiar mentes ao redor do mundo.

Comentários