Conhecimento...


Quer você acredite que o conhecimento vem da razão ou da experiência, compreender esses pontos de vista pode abrir novos horizontes em seu pensamento.


Sócrates acreditava que o verdadeiro conhecimento começa por admitir a ignorância.
Ele dizia: "Sei que não sei nada". Através do diálogo e das perguntas, acreditei que poderíamos nos aproximar da verdade.

Platão, aluno de Sócrates, acreditava que o conhecimento vem do mundo das ideias e dos ideais. Na República, ele usou o exemplo de uma caverna para explicar como o mundo físico é simplesmente uma sombra do mundo real que pode ser acedida por raciocínio filosófico.

Aristóteles, aluno de Platão, acreditava que o conhecimento vinha da experiência sensorial e da observação. Acreditava que a mente humana podia compreender o mundo recolhendo e analisando dados.

Descartes, o famoso filósofo francês, disse a famosa frase: "Penso, logo existo". Acreditava que pensamento e dúvida eram a base do verdadeiro conhecimento. Para ele, a razão é a ferramenta básica para alcançar o conhecimento.

Immanuel Kant tentou conciliar razão e experiência. Acreditei que o conhecimento surge da interação da mente com o mundo físico e que temos limites para o que podemos saber. Ele disse que há coisas que a mente humana não consegue compreender plenamente, que são “a coisa em si mesma”.

John Locke, o filósofo inglês, acreditava que a mente humana gera um quadro branco (tabula rasa) e que o conhecimento vem da experiência sensorial e da interação com o mundo exterior.

David Hume duvidava da possibilidade de alcançar um conhecimento verdadeiro e absoluto. Acreditava que nosso conhecimento se baseia em experiência e hábito, e que a mente não pode alca|nzar uma certeza absoluta.

Comentários